BONSAI

 



Bonsai flutuante
 



BONSAI DO CAMPO
         
(Clicar nas miniaturas da imagens para visualizá-las)
 

 

Bonsai é uma ARTE, terapia, um hobby, um desafio, uma escultura viva. Uma ótima opção para presente.

Visa manter plantas por tempo indeterminado em um pequeno recipiente. Para mantê-las assim, controla-se seu crescimento forçando-as a crescer de maneira mais lenta e em um determinado formato que se deseja (por exemplo, fazendo-a aparentar uma mini-árvore). Essas plantas podem ser de árvores, cedros, flores, arbustos, árvores frutíferas, etc. Como são plantas, necessitam de luz, água e nutrientes para sobreviver.
 


LUZ:

O lugar ideal é em ambiente externo para receber luz e vento de todos os lados. Deve-se girar regularmente o vaso para que a luz atinja todos os lados da planta.
 

Em geral, o ideal é submetê-las ao sol direto da manhã (até às 12h00) evitando o sol do dia todo. O sol após às 15h00 é uma alternativa para áreas onde o sol da manhã não incida. Observar que no verão o sol da tarde incide de forma mais forte e isso é prejudicial para plantas cultivadas.

Geralmente são usadas plantas de ambiente externo. Esse tipo de planta necessita de luz intensa. Há plantas que sobrevivem em ambientes internos perto de janelas, o que ocasiona um crescimento mais acelerado do que se estivessem em ambiente externo com ventilação e sem cobertura. Além disso, em ambientes internos, permanecem úmidas por mais tempo ocasionando o apodrecimento de suas raízes. Não trancar dentro de casa por mais de dois dias. Pode-se deixá-lo no jardim, numa sacada, ou ao lado de uma janela aberta.

Principais causas de morte: falta de luz natural, falta de ventilação e excesso de exposição aos sol forte de verão, além de falta de água.

ÁGUA:
Todo a terra do vaso deve ser molhada de forma a penetrar uniforme até o fundo do vaso. Deve-se tomar cuidado para não danificar as folhas. Não colocar prato sob o vaso.

Não economize água ao regar. No verão, regar diariamente. No inverno de dois em dois dias. Em caso de viagens, coloque o vaso num recipiente com areia e água até a metade da altura do vaso. Se o bonsai permanecer por muito tempo sem ser regado, mergulhe-o na água por um período de cinco minutos. Se a terra endureceu muito, faça pequenos furos na superfície da terra.

PODA:
Uma uma vez por ano, durante o final do inverso e início da primavera, o bonsai deve ser retirado do vaso e o volume das raízes (torrão) diminuído em torno de 30% com uma boa tesoura de poda. Após isso, deve ser mergulhado em água por alguns segundos e plantando novamente no vaso preparado. Para preparar o vaso, lavá-lo internamente, colocar uma pequena camada de pedras, areia e carvão no fundo e completar com húmus de minhoca.

A parte dos galhos também deve ser podada. Usar o formato que mais agradar. Pode-se usar arames, durante três meses, para conduzir o crescimento dos galhos.

As folhas e ramos podem ser podados várias vezes ao ano durante a lua minguante. No mínimo uma vez ao ano, no final do inverno e início da primavera. Podar as raízes laterais na lua cheia.

ADUBO:
A adubação deve ser feita de dois em dois meses com adubo químico misturado com húmus de minhoca.
Sugere-se usar o adubo N-P-K (04-14-08) que é enriquecido.
Para vasos pequenos, usar uma aponta de colher das de café. Vasos um pouco maiores usar 2 a 3 colheres rasas. Para vasos grandes, utilizar 4 colheres rasas.

PRAGAS OU DOENÇAS:
Nesse caso um engenheiro agrônomo deve ser procurado.
Pode-se sugerir o uso a cada 40 dias de DIAZONON e CALPICK.

SUGESTÕES E DICAS:
Existem cursos que podem ser feitos para aprimorar os conhecimentos.

AGRADECIMENTOS:
ALCÂNTARA COMÉRCIO DE FLORES E PLANTAS LTDA.
Hidrossemeadura a lance ou mecânico, fornecimento e plantio de grama, conservação de rodovias.
Rua Rota dos Imigrantes, 605 - Centro - Holambra - SP - Brasil - Tel. (19) 3802-4471 - alcantaraflores@terra.com.br

2015

 

 

FOTOS

(Clicar nas miniaturas da imagens para visualizá-las)






Local: Município de Segredo - Reserva do Iguaçu - Hortoflorestal - PR - Brasil, data: jan/2007.

(Clicar nas miniaturas da imagens para visualizá-las)


Local: Município de Segredo - Reserva do Iguaçu - Hortoflorestal - PR - Brasil, data: jan/2005.

 

390 anos (2016) - sobreviveu a Hiroshima

 


https://goo.gl/photos/SAEzgEWo4QAZ697F7
 


 

© ® 2003