GRADUAÇÕES (GRADUACIONES) - KARATE GOJURYU

 


                                                               faixas-animado.gif

GRADUAÇÕES INICIAIS (Dangay)

GRAU

COR DA FAIXA

9o kyu

Branca

 

8o kyu

Azul Claro

 

7o kyu Amarela  
6o kyu Laranja  
5o kyu Vermelha  
4o kyu Azul Escuro  
3o kyu Verde  
2o kyu Roxa  
1o kyu Marrom  

 

GRADUAÇÕES SUPERIORES (Yudanshas)

GRAU

TRATAMENTO

COR DA FAIXA

1o dan Monitor Preta  
2o dan Monitor Preta  
3o dan Sensei Preta  
4o dan Chokyo Preta  
5o dan Shihan Preta  
6o dan Renshi Quadriculada                
7o dan Kyoshi Quadriculada                
8o dan Ranshi Quadriculada                
9o dan Ranshi Vermelha  
10o dan Saiko Shihan Vermelha  

 

Em todas as artes marciais há um código de identificação do conhecimento de seus estudantes. No Karate não poderia ser diferente. Identifica-se por meio de faixas os quais usam para amarrar o karategi (kimono) de treinamento.
 

No Oriente, mais precisamente no Japão, algumas escolas usam somente duas cores de faixa, a branca e a preta, outras, usam três cores de faixa: branca, marrom e preta. E a Maioria das escolas adotaram um número maior de faixas coloridas, principalmente as escolas do mundo ocidental. A cada período de treinamento, em que o estudante vai adquirindo mais conhecimentos, ganha como incentivo uma faixa de cor diferente da que ostentava anteriormente.
 

As cores vão escurecendo gradativamente, o estudante inicia com a cor branca considerada neutra até chegar a cor preta que também é considerada neutra. Sabemos que a cor branca ao receber a luz do sol reflete quase que a sua totalidade, ao contrario da cor preta que ao receber a luz do sol absorve quase a sua totalidade. Comparando os ensinamentos do mestre de karate com a luz do sol notamos que o estudante iniciante recebe de seu mestre os ensinamentos e reflete quase que sua totalidade. Já o estudante mais antigo recebe os mesmos ensinamentos e absorve quase que sua totalidade.


 



Significado das Faixas no Karatê
 



 






(GOOGLE ADDS)







© ® 2003                                                                                                                   Página Inicial