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Traditional Karatedo - Okinawa GOJURYU - Performances of the Kata -
Vol. 2
Morio Higaonna
Minamato Researchs/Japan Publications - 1986.
Traduzido por: Valtoir dos Santos - junho/1996 - Curitiba - Paraná -
Brasil.
Esse livro trata sobre kata de um modo geral e especificamente
sobre o Sanchin kata, sua execução,
metodologia de ensino e benefícios para o praticante.
Possui valor como fonte de consulta e referência para os praticantes do
GOJURYU
em geral e em especial para os Sensei e instrutores.
1. SOBRE
KATA
Um kata é um padrão de movimentos, os quais contém uma série
lógica e prática de ataques e bloqueios. Em cada kata existem
certas formas ou movimentos pré-determinados, os quais o estudante pode
praticar sozinho sem um parceiro. Estes kata foram criados por
mestres ancestrais, depois de muitos anos de pesquisa, treinamento e
experiências de combate real.
A aplicação das técnicas nestes kata têm evoluído, sendo
testadas em combate real. Deste modo, cada kata tem sido
melhorado e refinado, havendo evoluído para o kata que
praticamos hoje. Por causa do tempo e da evolução complexa dos kata,
é impossível de se traçar o desenvolvimento exato que o kata
sofreu, mas é conhecido que aqueles velhos mestres estudavam as
técnicas de combate e movimento nas lutas entre animal e animal, animal
e homem e homem e homem. Estudaram, além disso, a fisiologia do corpo
humano e sua conexão com o combate, levando em conta vários fatores,
como o nascimento e posição do sol, o subir e baixar das marés. Todos
esses elementos são incorporados dentro de um kata.
O propósito de desenvolver-se kata varia, além disso, com a
época e com o povo que desenvolveram-no. Por exemplo, na China, a mais
de 1600 anos atrás, o kata foi desenvolvido e praticado com o
propósito de defesa pessoal, enquanto que os monges Budistas praticavam
kata com o propósito de fortalecimento do espírito,
tanto quanto o do corpo.
O sentido verdadeiro e o espírito do karate estão enterrados no kata
e somente pela prática do kata seremos capazes de vir a
entendê-los. Por esta razão, se modificarmos ou simplificarmos o kata,
para acomodar o novato ou para propósitos de torneio, então também
haveríamos de perder o sentido verdadeiro e o espírito do karate.
No karate não existe o primeiro ataque. Cada kata começa com um
movimento defensivo, o qual exemplifica este espírito. Não somente não
existe o primeiro ataque, mas a melhor defesa é evitar a luta
completamente. Esse é o motivo por que é dito que o karate é a arte do
homem sábio.
Para praticar o kata corretamente, cada movimento deve ser
repetido novamente e outra vez novamente. Somente através da repetição
constante poderão as técnicas tornarem-se ação reflexa. Afortunadamente
para esse fim um aspecto importante do kata é que pode-se
praticá-lo sozinho, a qualquer hora e qualquer lugar. Quando o kata
é realizado por uma pessoa bem treinada, a força dinâmica e a beleza
dos movimentos tornam-se, em qualidade, quase estéticos.
Quase todos os kata do GOJURYU estão transmitidos abaixo por
Higaonna Kanryo Sensei. Higaonna Sensei havia estudado
e treinado por muitos anos, sujeito à orientação de Ryu Ryuko Sensei,
na Província de Fukien na China. Os seguintes kata são abaixo
transmitidos por Higaonna Sensei: Sanchin, Saifa,
Seyunchin, Shisochin, Sanseru, Sepai, Kururunfa, Sesan e Suparinpei.
Os criadores originais destes kata são desconhecidos.
Muitos nomes de kata são números chineses, simbolizando certos
conceitos budistas. Por exemplo, Suparinpei (o número 108 em
chinês) tem um significado especial no budismo. É que acreditavam que o
homem possui 108 paixões más e, dessa feita, nos templo budistas, no
dia 31 de dezembro, na batida da meia-noite, um sino é tocado 108 vezes
para espantar para longe estes espíritos. O número 108 do Suparinpei
é calculado a partir de 36x3 . O simbolismo do número
36 está contido na explanação do Sanseru, a qual segue-se. O
número 3 simboliza passado, presente e futuro.
Sanseru, escrito em caracteres chineses, é o número
36. Simbolicamente, é calculado da fórmula 6x6. O primeiro seis
representa olho, orelha, nariz, língua, corpo e espírito. O segundo
seis simboliza cor, voz, paladar, olfato, tato e justiça.
Sepai, similarmente, é o número 18. É calculado a
partir de 6x3. O seis aqui é o mesmo que o segundo seis do Sanseru.
O três representa bem, mal e paz.
Os quatro kata, Gekisai Dai Ichi, Gekisai Dai Ni,
Sanchin revisado e Tensho são relativamente
novos, havendo sido criados por Miyagi Chojun Sensei.
Gekisai Dai Ichi e Dai Ni, foram desenvolvidos por Miyagi Sensei
em seqüência para popularizar o karate entre os jovens. Esses dois kata,
realizados com movimentos exagerados, são relativamente fáceis de
entender.
O Sanchin de Miyagi Chojun Sensei preserva a essência
do Sanchin de Higaonna Kanryo Sensei, do qual é uma
variação. Miyagi Sensei desenvolveu-o particularmente para
equilibrar o mesmo. Sua execução requer um diferente uso dos músculos,
direcionado a um maior desenvolvimento simétrico. Isto é importante
para otimizar o uso do corpo, especialmente na prevenção de injurias
nas costas e outras áreas. Uma detalhada explanação do kata Sanchin
será dada mais tarde.
Enquanto o kata Sanchin pode ser considerado um aspecto do go
(sólido, forte) do Goju, o kata Tensho representa o ju
(flexível). Um dos propósitos do kata Tensho é
a concentração em pontos de foco móveis, durante a realização dos
movimentos flexíveis de mãos. Todavia, dentro destes movimentos
flexíveis de mãos, tremenda força é gerada.
2. CARACTERÍSTICAS DO GOJURYU DE OKINAWA
1. Kamae ( Postura de Combate)
Existem muitas espécies diferentes de posturas preparatórias, mas nos
permitiremos falar sobre os kamae, o que inicia cada kata .
Este kamae é conhecido como musubi dachi (também o nome
da postura) com a mão esquerda ficando em cima da direita, palmas para
baixo cobrindo a área da virilha. Este é o mais básico kamae,
foi criado por Miyagi Chojun Sensei depois de muitos anos de
pesquisa. O kamae musubi dachi é planejado para capacitar um
rápido movimento para qualquer ação defensiva ou de ataque. Neste kamae
a concentração é concentrada no tensionamento dos músculos do baixo
abdômen.
O próximo kamae mais amplamente usado é o morotê gamae.
Esta postura é usada para proteger tanto partes altas e baixas do corpo
e é uma das mais eficientes posturas para combate. Outros kamae
tão bons, como jodan kamae e gedan kamae, são também
eficientes em combate. O primeiro é usado para defender ataques contra
as partes superiores do corpo, enquanto o segundo protege as partes
inferiores.
O mais importante aspecto do kamae não é a forma, mas o
espírito subjacente no qual ele é usado. O kamae expressará a
prontidão da pessoa usando-o. Para o iniciante, naturalmente, é melhor
concentrar-se na forma correta do kamae, até que possa ser
assumido como uma resposta natural a um ataque. O kamae para
ser usado em qualquer situação particular depende também do kamae
e ação tomadas pelo oponente.
Existem diferentes kamae em cada kata. É um erro pensar
que estes kamae são posições estáticas. Existem para ser
assumidos momentaneamente, permitindo trocas rápidas e fluidas de um
para outro em resposta às ações do oponente. Se também muita ênfase é
colocada quando assumindo um kamae particular em combate real,
ao oponente é dado tempo mais do que suficiente para fazer um ataque
efetivo. Por esta razão a essência do kamae é mais importante do que a
forma, fazendo-o um conceito difícil para entender e executar. É
preciso reter na mente que tachi (- dachi) refere-se a posição
dos pés ou posição, e kamae refere-se a postura ou posição de
todo o corpo. Quando assumindo um kamae particular, qualquer
uma de um bom número de diferentes posições podem ser assumidas,
dependendo da situação. Estas incluem certas posições como sanchin
dachi, neko ashi dachi e zenkutso dachi. Todavia, é um
fator importante selecionar uma postura que é adequada ao seu corpo e à
situação. Isto obviamente varia de indivíduo para indivíduo.
Na última postura , conhecida como mugamae (literalmente “sem
postura”), a tensão será retirada dos ombros, com os braços relaxados,
inclinados para os lados; a respiração está sobre controle consciente e
a força concentrada no tanden. Mugamae é considerado o
kamae ideal porque no seu relaxado e desconcentrado
estado um oponente não pode por em foco sua intenção ou prontidão.
2. Kiai (Yagui)
O kiai é amplamente conhecido como o grito dado quando atacando
um oponente. Contudo isto é apenas um aspecto superficial do kiai.
Mais importante é o aspecto mental do kiai, requerendo um
estado de prontidão onde se está preparado para reagir instantaneamente
a qualquer ataque súbito. É um estado do mais alto nível de consciência
e energia que o grito rompe ao sair espontaneamente. O treinamento do Sanchin
kata pode ser muito eficiente no desenvolvimento completo do kiai
no seu sentido pleno.
Apesar do kiai ser mais do que apenas um grito, este aspecto
vocalizado é, contudo, importante. Para desenvolver o som focalizado,
penetrante, próprios do kiai, treinando em amplos espaços
abertos, áreas ao ar livre, como nas montanhas ou perto do oceano, tem
provado ser mais eficientes. Aí se está, em essência, dificultando ao
competir com a força da natureza. Neste tipo de treinamento do kiai
ao ar livre, pode-se atingir um nível não possível ao se treinar em
lugares fechados.
Originariamente não havia lugares de posicionamento dos kiai
dentro do kata, mas com a padronização dos kata, o kiai
foi sendo fixado em posições fixas em cada kata dentro de
certas circunstâncias: em torneios, durante as aulas, ou enquanto faz
um exame de graduação. Todavia, durante um treino individual, o kiai
poderá surgir naturalmente, vindo da sensibilidade do kata, e
ser emitido espontaneamente.
O kiai pode também ser usado efetivamente para elevar-se o
nível de prontidão (consciência e energia contida). Com o kiai
desenvolvido em seu pleno potencial e seu concomitante alto nível de
prontidão, teremos uma ótima habilidade de defender qualquer ataque de
um oponente. Isto inclui a habilidade para utilizar o som do kiai
para afugentar o atacante ou esmagar sua confiança.
3. Sobre os Olhos
No karate os olhos são considerados tão importantes que Chojun Miyagi Sensei
fez um ponto a estudar, todos os aspectos dos olhos, condição para
melhorar a eficiência no combate. Uma rápida indicação da importância
deles está na frase: “Os olhos são uma janela para o coração”. Os olhos
tendem a refletir as emoções - pânico, surpresa, medo, raiva, etc. - e
podem conceder uma vantagem à pessoa capaz de ler suas mensagens. À
parte o estado emocional do oponente, outros pontos importantes da luta
podem ser discernidos através dos olhos, assim como os níveis do
oponente de kiai, kamae, momento e direção do ataque e maai
(distância de combate eficaz ).
Os olhos possuem uma capacidade ofensiva igualmente boa. O guerreiro
bem treinado, com seu olhar fixo, penetrante, dá a impressão de
penetrar dentro da alma de seu oponente, causando-lhe um medo
irracional.
Devido ao significado deles, métodos severos para treinar os olhos
foram desenvolvidos. Quando olhar fixamente e inflexivelmente por
qualquer comprimento de tempo, os músculos dos olhos cansarão
rapidamente. É então necessário conhecer como relaxar os olhos, olhando
sem forçá-los e como os treinar para torná-los fortes e mais
eficientes. Embora existam métodos severos de treinamento, os mais
básicos serão introduzidos aqui:
1. Sente em um zabuton (travesseiro para sentar) em seiza
(ajoelhado na posição japonesa), os olhos fitando diretamente à frente.
Mova os olhos para a esquerda o máximo possível, não movimentando a
cabeça. Em seguida, lentamente mova-os horizontalmente para a direita o
máximo possível. Lentamente serão trazidos novamente para o centro.
Serão mantidos no mesmo nível do começo ao fim de toda extensão do
movimento. Depois mova os olhos para cima e para baixo de maneira
similar. Este é seguido por giro dos olhos lentamente para a direita e
depois para a esquerda. Cada destes exercícios será repetido dez vezes.
É importante que a cabeça seja mantida perfeitamente imóvel e somente
os olhos movam-se. Estes exercícios fazem os olhos fortalecerem-se e
podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora.
2. Este exercício precisa ser feito na beira-mar ou em qualquer área
aberta onde possa se ver o horizonte. Primeiro os olhos são focalizados
no horizonte, os olhos serão, então, lentamente levados para trás e
para baixo, para os pés e novamente para fora e para o horizonte. Isto
será tentado sem piscar. Este exercício igualmente será repetido dez
vezes. É considerado não somente bom para os olhos, mas para todo o
corpo também. Ajudará, além disso, a prevenir a degeneração dos
músculos dos olhos.
3. O método de treinamento final consiste em fixar os olhos na chama de
uma vela sem piscar. Gradualmente a extensão de tempo será aumentada.
Todavia, quando praticar este exercício, muito cuidado deve ser tomado
em manter uma distância segura da chama para não forçar os olhos ou
causar-lhes danos.
Depois de praticar estes exercícios, os olhos deverão estar cansados e
injetados. Um velho remédio okinawense é lavar os olhos com água de hybiscus.
Esmague pétalas de hybiscus e coloque-as em uma bacia limpa com
água ou as pétalas serão colocadas neles. Outro remédio seria piscar os
olhos enquanto banha-os no leite. Desnecessário dizer, este tratamentos
foram desenvolvidos em Okinawa antes do advento das modernas gotas
medicinais para os olhos.
4. Movimentos Circulares e Movimentos Retos
Uma das características salientes do GOJURYU é o uso freqüente
do movimento circular. Por exemplo, no GOJURYU quando um oponente
inicia um ataque, um movimento circular pode ser usado par prevenir o
ataque, despojando o oponente de sua força. Se um soco é rápido, porém
não muito poderoso, é possível bloqueá-lo diretamente com um movimento
reto. Mas quando o soco é rápido e poderoso, então é provável ser muito
difícil, senão impossível, bloquear com um movimento reto. Um soco
poderoso precisa ser bloqueado ou desviado com um movimento circular.
Este método inclui rotação do pulso e antebraço também, nessa ordem,
para defender o ataque. Os pés também serão movidos em um movimento
deslizante circular, tanto movendo-se para frente ou para trás.
5. Terminologia Especial do Karate GOJURYU
Nos dojos de karate okinawenses uma terminologia especial de
palavras e frases é usada para designar certas técnicas, ações e
conceitos. Estes termos são muitas vezes utilizados pelos mestres de
karate okinawenses, visto que eles correta e conscienciosamente
carregaram o significado pretendido. Como não existem palavras
equivalentes no japonês, é difícil e consome tempo para um instrutor
transmitir estes conceitos específicos ou ações sem a terminologia
especializada de Okinawa. Por exemplo, enquanto um estudante okinawense
rapidamente entenderá uma instrução para realizar uma técnica com “muchimi”,
um estudante japonês (ou qualquer não okinawense) requererá uma longa
explanação antes de poder obedecer a instrução.
a. Muchimi
- Este é um movimento executado com muito peso e aderência, com
movimento fluído. Por exemplo, muchimi chudan hiki uke é um
bloqueio circular, utilizando um fluído, mas pesado movimento, que dá a
impressão de aderir ao oponente. Para desenvolver apropriadamente o muchimi
uma forte ênfase no treinamento da parte baixa do corpo é necessária. O
treinamento com nigiri game é muito utilizado para o
desenvolvimento do muchimi. O Nigiri game é feito com a
ponta dos dedos envolvidos sobre a boca do jarro. A força é concentrada
e expandida do tanden. Os pés estão em sanchin dachi,
os dedos dos pés espalhados para fora e firmemente grudados ao chão. A
sensação é como se, embora em pé, estivesse enraizado ao solo. Os
músculos das pernas e dos quadris tencionados. Primeiro o corpo é
movido para frente, em sanchin dachi, usando movimentos
com passos circulares e quando movendo-se para trás, segue-se o mesmo
padrão. Os músculos da cintura, quadril, costas e pernas serão mantidos
tencionados dinamicamente durante o movimento. A prática repetida deste
exercício contribuirá para o desenvolvimento gradual do muchimi.
b. Chiru no Chan Chan
- Este é um tipo de condição muscular onde os músculos são fortes como
aço, porém flexíveis e resistentes. O ideal para o karate é que os
músculos externos do corpo sejam fortes, porém flexíveis, e recobertos
por uma camada protetora de gordura. Chiru no chan chan permite
a antecipação de um ataque do oponente, pelo incremento da
sensibilidade de sua movimentação, especialmente no combate fechado,
quando o corpo inteiro do adversário não pode ser visto. Deste modo,
permite um rápido tempo de reação a qualquer movimento feito pelo
adversário. O desenvolvimento muscular Chiru no chan chan pode
somente ser obtido através de duro treinamento diário e é mantido em
alta consideração pelos mestres de karate okinawenses.
c. Shimeijurasan
- Esta expressão refere-se a perfeita performance de um kata. A
força inerente do golpe esforçado aparentemente, a aplicação suavemente
fluída do muchimi e a fluída eficiência do executante, o qual
mantém um constante e equilibrado controle de sua respiração, estas são
algumas das qualidades incluídas neste conceito. Shimeijurasan
é aquele objetivo inatingível de perfeição o qual estamos
constantemente esforçando-nos em atingir.
d. Chinkuchi Kakin
- Esta expressão é usada para descrever a tensão ou estabilização das
articulações do corpo para uma base firme, um golpe poderoso ou um
forte bloqueio. Por exemplo, quando golpeamos ou defendemos, as
articulações do corpo estarão momentaneamente travadas por um instante
e a concentração está focalizada no ponto de contato. A base é feita
firmemente pelo travamento das articulações da parte baixa do corpo -
os tornozelos, os joelhos e os quadris - e pela fixação ao solo com os
pés. Assim, um movimento rápido livre-fluido, é detido repentinamente
em um instante, no ataque ou defesa, enquanto a força é transferida ou
absorvida, então a tensão é imediatamente relaxada, para preparar o
próximo movimento. Sanchin kata é um exemplo de prolongado chinkuchi
kakin - todas as articulações do corpo em um estado de constante
tensão.
e. Nujiashi
- Este termo refere-se aos movimentos lentos, partes relaxadas do kata.
Cada kata possui um movimento ou série de movimentos que são
realizados mais lentamente e com mais concentração no controle. Estas
partes do kata são importantes em contrabalançar os movimentos
mais vigorosos.
3. KATA SANCHIN DE MIYAGI CHOJUN SENSEI
1. Porquê alterou o kata
Quando uma parte do corpo humano não é usada, ela degenera. Por
exemplo, desde que o ser humano começou a usar sapatos, os dedos dos
pés perderam a maior parte de sua coordenação e agilidade. Este fato é
demonstrado claramente quando você compara os dedos dos pés com os
dedos da mão. Também é com o movimento: o ser humano naturalmente
move-se para frente, não para trás, tendo desenvolvido seus músculos e
instintos em conformidade. Desse modo, quando move-se para trás,
precisa concentrar-se no que está fazendo, já que não é um movimento
natural.
Foi para desenvolver este tipo de movimento para trás que Miyagi Chojun
Sensei revisou o Sanchin kata original de
Higaonna Kanryo Sensei. Quando mover-se para trás, concentre-se
nos seus calcanhares, solas de seus pés, joelhos, músculos das costas e
músculos anais. Quando seu desenvolvimento progredir, os músculos
destas áreas tornar-se-ão mais e mais poderosos e sua técnica mais
precisa. Além disso, para as pessoas que tem problemas pequenos nas
costas, este tipo de treinamento fortalecerá estes músculos, desta
forma ajudando a prevenir injurias.
Quando move-se par trás, seus passos largos tornam-se naturalmente
menores do que quando você está movendo-se para frente. No karate é
importante manter-se o mesmo comprimento de passo enquanto move-se para
trás, como o que você usa enquanto move-se para frente. Quando andar
três passos para frente e em seguida três passos para trás, é
importante que retorne à sua posição de partida original.
2. Postura e Movimento dos Pés
Começando em musubi dachi kamae, mantenha o tanden
tencionado. Quando iniciar sua primeira inalação, execute um morotê
chudan yoko uke, simultaneamente baixe seu corpo e deslize seu pé
direito, suavemente para frente em um movimento circular em migi
sanchin dachi. Quando o bloqueio é focalizado, exale de uma vez,
respirando forte, tencionado o tanden ainda mais. Quando feito
certo o Sanchin dachi, o calcanhar do pé da frente está no
mesmo nível que os dedos do pé de trás. Se necessitar medir a distância
correta, sem mexer seus pés, abaixe o joelho de sua perna posterior até
o calcanhar da sua anterior; se a largura de sua base é correta, se
encontrarão perfeitamente. Seus pés fixar-se-ão no solo usando tako
ashi, em que você primeiro espalha seus dedos tão abertos quanto
puder, agarrando-se, então, ao chão, enraizando a si mesmo firmemente
ao solo.
Isso também ajuda na manutenção da tensão nos músculos das pernas e das
nádegas, do mesmo modo que apertar seu punho é condição para tencionar
os músculos do braço. Seus dedos e joelhos estarão virados para dentro,
os joelhos dobrados e diretamente sobre os dedos do pé, em uma linha
vertical. Tencione os músculos anais e as nádegas para baixo e para
dentro e os testículos para cima, concentrando toda sua força no tanden.
Para executar, deste modo, a base sanchin corretamente, deve
manter seu queixo levemente baixo e seus olhos devem ser fixados à
frente, em linha reta, focalizados na distância. Precisa manter seu
tórax aberto, de maneira que não restrinja sua respiração.
Você precisa tomar cuidado para manter sua espinha reta, ombros baixos
e peito aberto. Quando executar chudan yoko uke, mantenha os
braços para cima fechados para os lados, cotovelos a um punho do corpo
e inclinados num ângulo de 900 (este é um ângulo onde você
têm grande força) com os punhos levemente abaixo dos ombros. Os punhos
deverão estar firmemente apertados e girados levemente para fora do
corpo. Esta é a posição Sanchin.
No próximo movimento, deslize seu antebraço junto a seu corpo, leve o
cotovelo esquerdo para trás o máximo possível, mantendo os ombros
baixos até que sinta que suas omoplatas estão se tocando. Abra o peito
e inale profundamente, do mesmo modo que já fez. Em seguida, exale
lentamente, empurrando seu punho para frente, mantendo seus músculos
tencionados e utilizando toda sua força. Concentre sua força nas
primeiras duas juntas e exale completamente, usando um rápido “ha”, no
momento da execução. Quando exala, este “ha” obriga-o a tencionar o tanden
e todos os músculos do corpo mais igualmente. Esta seqüência de
movimentos é outra vez repetida uma vez em sanchin dachi esquerdo,
usando a mão direita, e em seguida mais uma vez em sanchin dachi
direito, usando a mão esquerda.
É importante lembrar quando movendo-se neste kata, jamais
levantar seu pé do chão. Sempre mover-se em suri ashi
(deslizando seu pé suavemente e em um movimento circular, para frente
ou para trás). Quando deslocar-se para frente ou para trás, deve manter
seus músculos tencionados, jamais relaxando a tensão, mantendo sua
postura correta. Ao mover-se para trás, seja extremamente cuidadoso par
não levantar seu calcanhar do chão, o que é um erro comum. Deve ao
mover-se neste kata, concentrar-se em todos os músculos do
corpo.
3. Postura do Sanchin Kata
Endireite suas costas: Seu corpo será posicionado de modo que se
estendesse uma linha do topo de sua cabeça até o chão, terminaria atrás
do calcanhar do pé da frente.
Puxe seu queixo levemente para dentro.
Os cotovelos estarão inclinados de modo que os punhos estarão
ligeiramente abaixo dos ombros, de maneira que água fluiria lentamente
para baixo entre os dois pontos.
A distância entre seus cotovelos e os lados de seu corpo será a da
largura de um punho.
O joelho e as pontas dos dedos do pé da frente estarão numa mesma linha.
O Pé: O iniciante usará o lado de dentro do pé quando deslizá-lo.
O lado de dentro do pé será firmemente fixado ao solo.
Para uma postura firme, primeiro espalhe seus dedos e então agarre o
chão.
O agarre será ainda mais forte se sentir que está enraizado ao chão tal
como uma árvore.
4. Respiração Básica
Estes são os quatro tipos básicos de respiração no Sanchin kata:
a)Inale muito lenta e profundamente, em seguida exale lenta e
completamente.
b)Inale muito lenta e profundamente, exale rápido.
c)Inale rápido, exale lenta e completamente.
d)Inale rápido, exale rápido.
Na respiração normal de todo dia, você inala ar pelo nariz que então
vai par a garganta, traquéia e para dentro dos pulmões. É nos pulmões
que o oxigênio entra no sangue e o dióxido de carbono é expelido. Mas
quando realizar o Sanchin kata, imagine que o ar não vai parar
nos pulmões, mas continuará descendo até o baixo abdômen. A respiração
do Sanchin é abdominal e não faz o peito levantar-se.
Para ajudar a explicar, o Sanchin kata mais praticado é aquele
do Miyagi Chojun Sensei, que usa a respiração do tipo a).
Quando pratica este tipo de respiração, você precisa imaginar um fluxo
de ar entrando em seu corpo pelo nariz e seguindo um caminho para cima
e ao redor da cabeça, descendo o pescoço e costas, passando sobre a
virilha para ser concentrado no tanden, onde é enrolado em uma
bola compacta, quando você completa sua inalação. Quando exala lenta e
suavemente, o ar sobe do tanden para o umbigo, para o plexo
solar, para a traquéia e sai lentamente pela boca.
Quando completa sua exalação, precisa dar um último forte empurrão,
tencionado o tanden e todos os músculos, expelindo o ar
completamente. As coisas mais importantes para lembrar, enquanto
realiza o Sanchin kata, são que a respiração e os movimentos
serão completamente coordenados e que os músculos precisão ser mantidos
tencionados durante a realização.
O Sanchin kata de Higaonna Kanryo Sensei utiliza a
técnica de respiração rápida (tipo d). Assim que o ar entra no corpo
através do nariz, é visto como que pegando a rota mais rápida para o tanden,
através da garganta, para o plexo solar, para o umbigo e dentro do tanden.
Segue o mesmo caminho na exalação.
Estas duas diferenças técnicas de respiração do Sanchin kata
podem ser mais ilustradas. Por exemplo, imagine que têm uma mão cheia
de pó sobre uma mesa. Usando a técnica de respiração de Miyagi Chojun Sensei,
quando expirasse você sopraria o pó para longe, partícula por
partícula, e levaria um longo tempo para todo o pó desaparecer,
enquanto que com a técnica de respiração de Higaonna Kanryo Sensei,
o pó seria soprado para longe todo de uma vez, como se um pequeno
tornado tivesse repentinamente atingido e varrido-o para longe.
Sumário dos pontos chave:
a) Mantenha a postura correta o tempo todo.
b) Utilize respiração abdominal.
c) Os músculos do corpo devem ser mantidos tencionados o tempo todo e
jamais relaxados.
d) Ter consciência de cada parte do corpo.
e) Respiração e movimentos devem ser completamente coordenados.
f) Pratique Sanchin kata todo dia, com prática adicional
naquelas partes onde mais está fraco.
5. Pontos de Concentração no Sanchin kata:
a) Olhos olhando reto para frente.
b) Encolha o queixo ligeiramente.
c) Mantenha os ombros abaixados.
d) Mantenha o peito aberto e os músculos do estômago tencionados.
e) Estique a espinha.
f) Tencione os músculos latissimus dorsi.
g) Os cotovelos, quando inclinados, estarão a um punho de distância dos
lados do corpo.
h) Gire os antebraços para fora, mantendo os punhos tensos.
i) Tencione os músculos anais.
j) Tencione os músculos das nádegas e os internos da coxa.
k) Dobre os joelhos e gire-os para dentro.
l) Volte a frente das coxas para dentro e tencione os músculos.
Espalhe os dedos dos pés no chão e fixe-se no chão com os dedos e as
solas dos pés, como se estivesse tentando enraizar a si mesmo ao solo.
6. Fiscalizando para um Exato Controle Muscular e
Concentração do Estudante
O professor, ao usar este método de ensino, ajuda o estudante a
concentrar-se mais integralmente no tensionamento de seus músculos.
Estes passos serão executados nessa ordem:
Com as mãos horizontalmente ao solo, o instrutor pressionará a
extremidade exterior de suas mãos contra o lado interno dos pés do
estudante para assegurar que o peito do pé não está erguido.
Apertar os tornozelos para fazer, com que efetivamente, o estudante
esteja concentrando força nas pernas e que os pés estejam grudados ao
solo.
Dê tapas nos lados das coxas para fazer o estudante concentrar-se
nestes músculos, em seguida bata novamente com força para ter certeza
que os músculos estejam totalmente contraídos e para manter sua
concentração aguçada.
Dê tapas nas nádegas para ter certeza que os músculos são mantidos
tencionados.
Corra sua mão pela espinha do aluno para ter certeza que ele
concentra-se em manter reta sua postura.
Pressione o baixo abdômen para ter certeza que os músculos estão
tencionados.
Pressionando, aperte a parte plana de suas mãos para baixo pelas costas
do estudante a fim de ajudá-lo a concentrar-se na manutenção do
tensionamento dos músculos das costas e na correção da postura.
Coloque suas mãos nos ombros do estudante para auxiliar sua
concentração no tensionamento dos músculos e então bata com força,
tendo cuidado para não atingir a área vulnerável próxima ao pescoço.
Pressione os dedos dentro dos músculos ao redor das lâminas dos ombros
para assegurar que os músculos estão tencionados.
Começando do pescoço, deslize sua mão para baixo, ao longo da espinha,
para garantir a correção da postura.
Bata nos ombros primeiro levemente com ambas as mãos, e depois,
novamente, com força, para ter certeza que os músculos estão tensos.
Tenha certeza que a postura do estudante é corretamente baixa.
Frente para o aluno. Assim que ele estender seu braço para frente,
empurre-o para trás pelo punho dele para oferecer resistência. Do mesmo
modo, quando o estudante está executando chudan yoko uke, o
instrutor oporá kake uke para resistir, de maneira que tenha
certeza que o estudante está exercendo toda sua força.
Quando o aluno estiver executando qualquer técnica de morotê como
por exemplo tora guchi, você aplicará resistência com ambas as
mãos igualmente.
O instrutor deverá estar atento para a condição física de cada aluno,
aplicando resistência a cada técnica e controlando a força de seus
tapas simultaneamente.
O instrutor deverá igualmente ter certeza de que o estudante está
coordenando adequadamente sua respiração com seus movimentos.
7. Coisas a Observar Enquanto Assiste o Treinamento do Sanchin
Kata.
O instrutor observará cuidadosamente a condição física dos alunos, por
exemplo, observar se a pele está demasiado pálida ou demasiado
enrubescida, ou quando agarrar os tornozelos, verificar o pulso para
determinar a condição do aluno. Se o aluno é forte, então o treinamento
pode ser levado adiante, mas se ele aparenta fraqueza, deverá ajustá-lo
de acordo, reduzindo a severidade do condicionamento. Em alguns casos o
treinamento deverá ser parado imediatamente.
Quando Miyagi Chojun Sensei supervisionava estudantes novatos
durante o treinamento do kata Sanchin, não batia muito forte no
corpo, mas sentia e pressionava as áreas a serem concentradas neles.
Deste modo o estudante conseguia desenvolver a focalização necessária
nos músculos em todo o seu corpo. A medida que o estudante progredia,
seu corpo se desenvolvia e sua resistência aumentava, Miyagi Sensei
intensificava a força de suas batidas contra o corpo, atingindo áreas
como os ombros, coxas e nádegas. Do mesmo modo, quando o estudante
executava chudan tsuki, chudan yoko uke ou tora guchi,
Miyagi Sensei aplicava resistência de acordo com o
condicionamento e habilidade de cada estudante, levemente com um
iniciante, mas intensamente com um estudante mais avançado.
Quando uma parte do corpo está sendo usada, é natural focalizar
totalmente naquela parte e esquecer-se do resto. Quando você é
assistido durante o treinamento do Sanchin, desenvolve sua
habilidade de ser capaz de controlar seu corpo inteiro, mantendo todos
os músculos tencionados, indiferentemente de qual parte está sendo
usada.
O treinamento assistido do Sanchin kata é mais para desenvolver
o espírito do que o corpo. Quando o instrutor bate nos ombros, costas
ou na parte interna das coxas, é muito doloroso, com a pele podendo vir
a ficar muito vermelha e esfolada. Ser apto a suporta este tipo de
treinamento, mantendo a postura correta, controle muscular e
concentração é mais espiritual do que físico. Quando vir a tornar-se
forte espiritualmente, enfraquecerá a confiança do adversário.
8. Assistência ao Treinamento do Sanchin kata Utilizando
Dois ou Mais Instrutores.
Quando dois instrutores estão assistindo o treinamento do Sanchin
kata, o estudante estará no centro com um instrutor a frente e
outro atrás. Este tipo de treino é muito mais severo do que se somente
um instrutor estiver auxiliando. Você não pode dizer que praticou o Sanchin
kata até que o tenha praticado sendo auxiliado por ao menos dois
instrutores. Se está sendo assistido por uma pessoa, aquela pessoa só
poderá atacar uma área do corpo de cada vez, dessa maneira a tendência
é somente concentrar-se naquela única área. Mas se duas ou mais estão
assistindo-o, poderão atacar diversas áreas do corpo ao mesmo tempo, de
modo que sua concentração estará um pouco em cada parte do seu corpo.
Este tipo de treinamento desenvolve não somente a resistência física e
o controle da respiração, mas também desenvolve o espírito, pois é
essencial ter um espírito forte, em condições, para manter este duro
tipo de treinamento.
9. A importância do Sanchin Kata e do Método de
Treinamento.
O Sanchin kata tem sempre sido considerado o mais importante kata
no treinamento do karate GOJURYU. Cada estudante de karate precisa
praticar este kata. Ao praticar este kata, você não
somente desenvolve a técnica correta de respiração, força e
musculatura, mas é também essencial no desenvolvimento do próprio
espírito do karate. Desse modo, tradicionalmente o Sanchin kata
era o primeiro kata a ser ensinado ao iniciante. O método
tradicional de ensino envolvia o primeiro mês inteiro aprendendo
somente os movimentos corretos dos pés.
Durante o segundo mês, este treinamento era suplementado pela
introdução do migiri gamae (mãos segurando jarras), o qual
ajuda a desenvolver uma base sólida e um poderoso agarre para os pés. O
terceiro mês seria gasto aprendendo a respiração correta e as técnicas
de mão. Quando estiver praticando o Sanchin kata, não é
necessário sempre executá-lo utilizando somente três passos, mas para
desenvolver e aprimorar sua técnica, poderá continuar caminhando para
frente até o outro lado, no final do dojo. Da mesma forma,
quando caminhando para trás, em vez de dois passos recuando, pode
continuar todo o caminho de volta pelo dojo novamente.
Quando Miyagi Chojun Sensei treinava seus alunos no Sanchin
kata , o treinamento era longo e duro. Quando o estudante aprendia
o ponto onde estava, de tão cansado, não conseguia controlar sua
respiração ou sua técnica, Miyagi Sensei dizia ao estudante
para fazer mais um passo ou técnica, assim focalizando a concentração
do estudante naquela última técnica. Depois que o estudante tinha
executado a técnica, Miyagi Sensei falava para ele fazer mais
uma vez, e mais uma vez e assim por diante. Deste modo conseguia
impulsionar o estudante a aumentar sua resistência, enquanto calmamente
mantinha-o focalizado.
Miyagi Chojun Sensei considerava o Sanchin kata o mais
essencial de todos kata . Ensinava-o a seus estudantes como o
primeiro kata que tinham de praticar novamente e novamente, diversas
vezes por longos cinco anos, dependendo do estudante, antes que
ensinasse-os um segundo kata. Depois, igualmente quando
aprendiam qualquer kata e começavam a praticá-lo, sempre
começavam sua prática de kata com o Sanchin kata antes
de partir para o próximo. Então praticariam este segundo kata
por uma média de 3 anos antes de lhes ser ensinado o próximo.
Miyagi Sensei somente ensinava o kata seguinte quando
sentia que o aluno estava pronto, de modo que alguns de seus alunos
médios treinavam por 10 ou 15 anos e ainda não conheciam todos os kata
, ou muitas de suas aplicações. Somente a seu jovem
aluno e protegido, Miyagi An’ichi, eram ensinados todos os kata e
todas as suas aplicações. Depois que o treino estava terminado e todos
iam para casa, Miyagi Chojun Sensei pedia para Miyagi An’ichi
ficar e durante horas falava com ele sobre a História do karate,
ensinando-o muitos dos significados e técnicas escondidos nos kata .
Muitas vezes conversavam e treinavam até bem depois da meia-noite.
10. Os Efeitos do Treinamento do Sanchin kata.
Durante o treino do Sanchin kata, você estará respirando muito
profundamente , de modo que aumentará o suprimento de oxigênio para o
corpo, bem como do cérebro. Com isto, o cérebro e o sistema nervoso
tornar-se-ão particularmente alertas e mais conscientes. Este
fortalecimento da atenção permitirá ao estudante aprimorar sua
concentração, força, e foco quando executando cada técnica.
Este tipo de respiração profunda estimula o diafragma, o que o faz
trabalhar mais eficientemente. Também ajuda a estimular o estômago,
fígado e intestinos a tornarem-se mais ativos, vindo, desse modo, a
fortalecê-los.
Quando pratica o Sanchin kata , seus músculos estão em um
estado de tensão constante, de maneira que vem a ficar extremamente
expandidos; esta combinação cria uma sensação de tremenda força. Depois
do treinamento do Sanchin kata , você se sentirá muito bem, o
que é uma indicação do quanto é bom este tipo de treinamento para você.
Quando pratica o Sanchin kata repetidamente, você desenvolve a
coordenação entre sua respiração e seus movimentos, ajudando, desta
maneira, a desenvolver mais plenamente o foco e a força em cada técnica.
No dialeto de Okinawa existe uma palavra, kukuchi, a qual
traduz os pontos chave. Miyagi An’ichi Sensei sempre falava-me
que se você pratica Sanchin kata repetidamente, apesar de difícil, virá
a conhecer os pontos chaves em todos os outros kata também.
Quando jovem pratique o Sanchin kata com todo seu vigor para
desenvolver força. Assim que envelhecer, sua atenção mudará para
desenvolver os movimentos do kata para a suavidade, técnicas
fluídas, que também utilizarão força e vigor.
Depois de praticar o Sanchin kata por um período de tempo,
será apto a concentrar toda sua força no tanden. Esta
capacidade, acredito, não somente ajudará você a ter uma longa vida,
mas também ajudará você a lidar com situações de “stress” de uma
maneira muito mais calma.
11. O Significado de Heishugata e de Kaishugata.
Heishugata - Ambos, Sanchin e Tensho kata
são heishugata.
Heishugata significa literalmente: “kata de
mão-fechada”, mas isto é uma má tradução. Aquilo que é realmente
transmitido por heishugata é o constante estado de tensão
mantido durante o kata , que é “fechando” ou contraindo os
músculos. Assim, no Sanchin e no Tensho kata,
todos os músculos do corpo permanecem neste constante estado de tensão
e a força é concentrada no tanden durante toda a performance do
kata; os músculos são relaxados somente quando kata
é completado. Este tipo de kata desenvolve a força psíquica,
estamina e controle da respiração.
Kaishugata - Todos os demais kata pertencem
a esta categoria. Literalmente significa “kata de mão-aberta”,
mas novamente isto é mal encaminhado. Neste tipo de kata os
músculos do corpo permanecem “abertos” ou relaxados, desse modo
permitindo rápidos e livres movimentos fluídos. Você contrai os
músculos do corpo e concentra a força no tanden somente no momento de
execução de cada técnica.
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