TRADUÇÃO - LIVRO DE KARATE GOJURYU

 


Traditional Karatedo - Okinawa GOJURYU - Performances of the Kata - Vol. 2
Morio Higaonna
Minamato Researchs/Japan Publications - 1986.

Traduzido por: Valtoir dos Santos - junho/1996 - Curitiba - Paraná - Brasil.


Esse livro trata sobre kata de um modo geral e especificamente sobre o Sanchin kata, sua execução,
metodologia de ensino e benefícios para o praticante.
Possui valor como fonte de consulta e referência para os praticantes do GOJURYU
em geral e em especial para os Sensei e instrutores.

1. SOBRE KATA

Um kata é um padrão de movimentos, os quais contém uma série lógica e prática de ataques e bloqueios. Em cada kata existem certas formas ou movimentos pré-determinados, os quais o estudante pode praticar sozinho sem um parceiro. Estes kata foram criados por mestres ancestrais, depois de muitos anos de pesquisa, treinamento e experiências de combate real.

A aplicação das técnicas nestes kata têm evoluído, sendo testadas em combate real. Deste modo, cada kata tem sido melhorado e refinado, havendo evoluído para o kata que praticamos hoje. Por causa do tempo e da evolução complexa dos kata, é impossível de se traçar o desenvolvimento exato que o kata sofreu, mas é conhecido que aqueles velhos mestres estudavam as técnicas de combate e movimento nas lutas entre animal e animal, animal e homem e homem e homem. Estudaram, além disso, a fisiologia do corpo humano e sua conexão com o combate, levando em conta vários fatores, como o nascimento e posição do sol, o subir e baixar das marés. Todos esses elementos são incorporados dentro de um kata.

O propósito de desenvolver-se kata varia, além disso, com a época e com o povo que desenvolveram-no. Por exemplo, na China, a mais de 1600 anos atrás, o kata foi desenvolvido e praticado com o propósito de defesa pessoal, enquanto que os monges Budistas praticavam kata com o propósito de fortalecimento do espírito, tanto quanto o do corpo.

O sentido verdadeiro e o espírito do karate estão enterrados no kata e somente pela prática do kata seremos capazes de vir a entendê-los. Por esta razão, se modificarmos ou simplificarmos o kata, para acomodar o novato ou para propósitos de torneio, então também haveríamos de perder o sentido verdadeiro e o espírito do karate.

No karate não existe o primeiro ataque. Cada kata começa com um movimento defensivo, o qual exemplifica este espírito. Não somente não existe o primeiro ataque, mas a melhor defesa é evitar a luta completamente. Esse é o motivo por que é dito que o karate é a arte do homem sábio.

Para praticar o kata corretamente, cada movimento deve ser repetido novamente e outra vez novamente. Somente através da repetição constante poderão as técnicas tornarem-se ação reflexa. Afortunadamente para esse fim um aspecto importante do kata é que pode-se praticá-lo sozinho, a qualquer hora e qualquer lugar. Quando o kata é realizado por uma pessoa bem treinada, a força dinâmica e a beleza dos movimentos tornam-se, em qualidade, quase estéticos.

Quase todos os kata do GOJURYU estão transmitidos abaixo por Higaonna Kanryo Sensei. Higaonna Sensei havia estudado e treinado por muitos anos, sujeito à orientação de Ryu Ryuko Sensei, na Província de Fukien na China. Os seguintes kata são abaixo transmitidos por Higaonna Sensei: Sanchin, Saifa, Seyunchin, Shisochin, Sanseru, Sepai, Kururunfa, Sesan e Suparinpei. Os criadores originais destes kata são desconhecidos.

Muitos nomes de kata são números chineses, simbolizando certos conceitos budistas. Por exemplo, Suparinpei (o número 108 em chinês) tem um significado especial no budismo. É que acreditavam que o homem possui 108 paixões más e, dessa feita, nos templo budistas, no dia 31 de dezembro, na batida da meia-noite, um sino é tocado 108 vezes para espantar para longe estes espíritos. O número 108 do Suparinpei é calculado a partir de 36x3 . O simbolismo do número 36 está contido na explanação do Sanseru, a qual segue-se. O número 3 simboliza passado, presente e futuro.

Sanseru, escrito em caracteres chineses, é o número 36. Simbolicamente, é calculado da fórmula 6x6. O primeiro seis representa olho, orelha, nariz, língua, corpo e espírito. O segundo seis simboliza cor, voz, paladar, olfato, tato e justiça.

Sepai, similarmente, é o número 18. É calculado a partir de 6x3. O seis aqui é o mesmo que o segundo seis do Sanseru. O três representa bem, mal e paz.

Os quatro kata, Gekisai Dai Ichi, Gekisai Dai Ni, Sanchin revisado e Tensho são relativamente novos, havendo sido criados por Miyagi Chojun Sensei. Gekisai Dai Ichi e Dai Ni, foram desenvolvidos por Miyagi Sensei em seqüência para popularizar o karate entre os jovens. Esses dois kata, realizados com movimentos exagerados, são relativamente fáceis de entender.

O Sanchin de Miyagi Chojun Sensei preserva a essência do Sanchin de Higaonna Kanryo Sensei, do qual é uma variação. Miyagi Sensei desenvolveu-o particularmente para equilibrar o mesmo. Sua execução requer um diferente uso dos músculos, direcionado a um maior desenvolvimento simétrico. Isto é importante para otimizar o uso do corpo, especialmente na prevenção de injurias nas costas e outras áreas. Uma detalhada explanação do kata Sanchin será dada mais tarde.

Enquanto o kata Sanchin pode ser considerado um aspecto do go (sólido, forte) do Goju, o kata Tensho representa o ju (flexível). Um dos propósitos do kata Tensho é a concentração em pontos de foco móveis, durante a realização dos movimentos flexíveis de mãos. Todavia, dentro destes movimentos flexíveis de mãos, tremenda força é gerada.



2. CARACTERÍSTICAS DO GOJURYU DE OKINAWA

1. Kamae ( Postura de Combate)

Existem muitas espécies diferentes de posturas preparatórias, mas nos permitiremos falar sobre os kamae, o que inicia cada kata . Este kamae é conhecido como musubi dachi (também o nome da postura) com a mão esquerda ficando em cima da direita, palmas para baixo cobrindo a área da virilha. Este é o mais básico kamae, foi criado por Miyagi Chojun Sensei depois de muitos anos de pesquisa. O kamae musubi dachi é planejado para capacitar um rápido movimento para qualquer ação defensiva ou de ataque. Neste kamae a concentração é concentrada no tensionamento dos músculos do baixo abdômen.

O próximo kamae mais amplamente usado é o morotê gamae. Esta postura é usada para proteger tanto partes altas e baixas do corpo e é uma das mais eficientes posturas para combate. Outros kamae tão bons, como jodan kamae e gedan kamae, são também eficientes em combate. O primeiro é usado para defender ataques contra as partes superiores do corpo, enquanto o segundo protege as partes inferiores.

O mais importante aspecto do kamae não é a forma, mas o espírito subjacente no qual ele é usado. O kamae expressará a prontidão da pessoa usando-o. Para o iniciante, naturalmente, é melhor concentrar-se na forma correta do kamae, até que possa ser assumido como uma resposta natural a um ataque. O kamae para ser usado em qualquer situação particular depende também do kamae e ação tomadas pelo oponente.

Existem diferentes kamae em cada kata. É um erro pensar que estes kamae são posições estáticas. Existem para ser assumidos momentaneamente, permitindo trocas rápidas e fluidas de um para outro em resposta às ações do oponente. Se também muita ênfase é colocada quando assumindo um kamae particular em combate real, ao oponente é dado tempo mais do que suficiente para fazer um ataque efetivo. Por esta razão a essência do kamae é mais importante do que a forma, fazendo-o um conceito difícil para entender e executar. É preciso reter na mente que tachi (- dachi) refere-se a posição dos pés ou posição, e kamae refere-se a postura ou posição de todo o corpo. Quando assumindo um kamae particular, qualquer uma de um bom número de diferentes posições podem ser assumidas, dependendo da situação. Estas incluem certas posições como sanchin dachi, neko ashi dachi e zenkutso dachi. Todavia, é um fator importante selecionar uma postura que é adequada ao seu corpo e à situação. Isto obviamente varia de indivíduo para indivíduo.

Na última postura , conhecida como mugamae (literalmente “sem postura”), a tensão será retirada dos ombros, com os braços relaxados, inclinados para os lados; a respiração está sobre controle consciente e a força concentrada no tanden. Mugamae é considerado o kamae ideal porque no seu relaxado e desconcentrado estado um oponente não pode por em foco sua intenção ou prontidão.

2. Kiai (Yagui)

O kiai é amplamente conhecido como o grito dado quando atacando um oponente. Contudo isto é apenas um aspecto superficial do kiai. Mais importante é o aspecto mental do kiai, requerendo um estado de prontidão onde se está preparado para reagir instantaneamente a qualquer ataque súbito. É um estado do mais alto nível de consciência e energia que o grito rompe ao sair espontaneamente. O treinamento do Sanchin kata pode ser muito eficiente no desenvolvimento completo do kiai no seu sentido pleno.

Apesar do kiai ser mais do que apenas um grito, este aspecto vocalizado é, contudo, importante. Para desenvolver o som focalizado, penetrante, próprios do kiai, treinando em amplos espaços abertos, áreas ao ar livre, como nas montanhas ou perto do oceano, tem provado ser mais eficientes. Aí se está, em essência, dificultando ao competir com a força da natureza. Neste tipo de treinamento do kiai ao ar livre, pode-se atingir um nível não possível ao se treinar em lugares fechados.

Originariamente não havia lugares de posicionamento dos kiai dentro do kata, mas com a padronização dos kata, o kiai foi sendo fixado em posições fixas em cada kata dentro de certas circunstâncias: em torneios, durante as aulas, ou enquanto faz um exame de graduação. Todavia, durante um treino individual, o kiai poderá surgir naturalmente, vindo da sensibilidade do kata, e ser emitido espontaneamente.

O kiai pode também ser usado efetivamente para elevar-se o nível de prontidão (consciência e energia contida). Com o kiai desenvolvido em seu pleno potencial e seu concomitante alto nível de prontidão, teremos uma ótima habilidade de defender qualquer ataque de um oponente. Isto inclui a habilidade para utilizar o som do kiai para afugentar o atacante ou esmagar sua confiança.

3. Sobre os Olhos

No karate os olhos são considerados tão importantes que Chojun Miyagi Sensei fez um ponto a estudar, todos os aspectos dos olhos, condição para melhorar a eficiência no combate. Uma rápida indicação da importância deles está na frase: “Os olhos são uma janela para o coração”. Os olhos tendem a refletir as emoções - pânico, surpresa, medo, raiva, etc. - e podem conceder uma vantagem à pessoa capaz de ler suas mensagens. À parte o estado emocional do oponente, outros pontos importantes da luta podem ser discernidos através dos olhos, assim como os níveis do oponente de kiai, kamae, momento e direção do ataque e maai (distância de combate eficaz ).

Os olhos possuem uma capacidade ofensiva igualmente boa. O guerreiro bem treinado, com seu olhar fixo, penetrante, dá a impressão de penetrar dentro da alma de seu oponente, causando-lhe um medo irracional.

Devido ao significado deles, métodos severos para treinar os olhos foram desenvolvidos. Quando olhar fixamente e inflexivelmente por qualquer comprimento de tempo, os músculos dos olhos cansarão rapidamente. É então necessário conhecer como relaxar os olhos, olhando sem forçá-los e como os treinar para torná-los fortes e mais eficientes. Embora existam métodos severos de treinamento, os mais básicos serão introduzidos aqui:

1. Sente em um zabuton (travesseiro para sentar) em seiza (ajoelhado na posição japonesa), os olhos fitando diretamente à frente. Mova os olhos para a esquerda o máximo possível, não movimentando a cabeça. Em seguida, lentamente mova-os horizontalmente para a direita o máximo possível. Lentamente serão trazidos novamente para o centro. Serão mantidos no mesmo nível do começo ao fim de toda extensão do movimento. Depois mova os olhos para cima e para baixo de maneira similar. Este é seguido por giro dos olhos lentamente para a direita e depois para a esquerda. Cada destes exercícios será repetido dez vezes. É importante que a cabeça seja mantida perfeitamente imóvel e somente os olhos movam-se. Estes exercícios fazem os olhos fortalecerem-se e podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora.

2. Este exercício precisa ser feito na beira-mar ou em qualquer área aberta onde possa se ver o horizonte. Primeiro os olhos são focalizados no horizonte, os olhos serão, então, lentamente levados para trás e para baixo, para os pés e novamente para fora e para o horizonte. Isto será tentado sem piscar. Este exercício igualmente será repetido dez vezes. É considerado não somente bom para os olhos, mas para todo o corpo também. Ajudará, além disso, a prevenir a degeneração dos músculos dos olhos.

3. O método de treinamento final consiste em fixar os olhos na chama de uma vela sem piscar. Gradualmente a extensão de tempo será aumentada. Todavia, quando praticar este exercício, muito cuidado deve ser tomado em manter uma distância segura da chama para não forçar os olhos ou causar-lhes danos.

Depois de praticar estes exercícios, os olhos deverão estar cansados e injetados. Um velho remédio okinawense é lavar os olhos com água de hybiscus. Esmague pétalas de hybiscus e coloque-as em uma bacia limpa com água ou as pétalas serão colocadas neles. Outro remédio seria piscar os olhos enquanto banha-os no leite. Desnecessário dizer, este tratamentos foram desenvolvidos em Okinawa antes do advento das modernas gotas medicinais para os olhos.

4. Movimentos Circulares e Movimentos Retos

Uma das características salientes do GOJURYU é o uso freqüente do movimento circular. Por exemplo, no GOJURYU quando um oponente inicia um ataque, um movimento circular pode ser usado par prevenir o ataque, despojando o oponente de sua força. Se um soco é rápido, porém não muito poderoso, é possível bloqueá-lo diretamente com um movimento reto. Mas quando o soco é rápido e poderoso, então é provável ser muito difícil, senão impossível, bloquear com um movimento reto. Um soco poderoso precisa ser bloqueado ou desviado com um movimento circular. Este método inclui rotação do pulso e antebraço também, nessa ordem, para defender o ataque. Os pés também serão movidos em um movimento deslizante circular, tanto movendo-se para frente ou para trás.

5. Terminologia Especial do Karate GOJURYU

Nos dojos de karate okinawenses uma terminologia especial de palavras e frases é usada para designar certas técnicas, ações e conceitos. Estes termos são muitas vezes utilizados pelos mestres de karate okinawenses, visto que eles correta e conscienciosamente carregaram o significado pretendido. Como não existem palavras equivalentes no japonês, é difícil e consome tempo para um instrutor transmitir estes conceitos específicos ou ações sem a terminologia especializada de Okinawa. Por exemplo, enquanto um estudante okinawense rapidamente entenderá uma instrução para realizar uma técnica com “muchimi”, um estudante japonês (ou qualquer não okinawense) requererá uma longa explanação antes de poder obedecer a instrução.

a. Muchimi
- Este é um movimento executado com muito peso e aderência, com movimento fluído. Por exemplo, muchimi chudan hiki uke é um bloqueio circular, utilizando um fluído, mas pesado movimento, que dá a impressão de aderir ao oponente. Para desenvolver apropriadamente o muchimi uma forte ênfase no treinamento da parte baixa do corpo é necessária. O treinamento com nigiri game é muito utilizado para o desenvolvimento do muchimi. O Nigiri game é feito com a ponta dos dedos envolvidos sobre a boca do jarro. A força é concentrada e expandida do tanden. Os pés estão em sanchin dachi, os dedos dos pés espalhados para fora e firmemente grudados ao chão. A sensação é como se, embora em pé, estivesse enraizado ao solo. Os músculos das pernas e dos quadris tencionados. Primeiro o corpo é movido para frente, em sanchin dachi, usando movimentos com passos circulares e quando movendo-se para trás, segue-se o mesmo padrão. Os músculos da cintura, quadril, costas e pernas serão mantidos tencionados dinamicamente durante o movimento. A prática repetida deste exercício contribuirá para o desenvolvimento gradual do muchimi.

b. Chiru no Chan Chan
- Este é um tipo de condição muscular onde os músculos são fortes como aço, porém flexíveis e resistentes. O ideal para o karate é que os músculos externos do corpo sejam fortes, porém flexíveis, e recobertos por uma camada protetora de gordura. Chiru no chan chan permite a antecipação de um ataque do oponente, pelo incremento da sensibilidade de sua movimentação, especialmente no combate fechado, quando o corpo inteiro do adversário não pode ser visto. Deste modo, permite um rápido tempo de reação a qualquer movimento feito pelo adversário. O desenvolvimento muscular Chiru no chan chan pode somente ser obtido através de duro treinamento diário e é mantido em alta consideração pelos mestres de karate okinawenses.

c. Shimeijurasan
- Esta expressão refere-se a perfeita performance de um kata. A força inerente do golpe esforçado aparentemente, a aplicação suavemente fluída do muchimi e a fluída eficiência do executante, o qual mantém um constante e equilibrado controle de sua respiração, estas são algumas das qualidades incluídas neste conceito. Shimeijurasan é aquele objetivo inatingível de perfeição o qual estamos constantemente esforçando-nos em atingir.

d. Chinkuchi Kakin
- Esta expressão é usada para descrever a tensão ou estabilização das articulações do corpo para uma base firme, um golpe poderoso ou um forte bloqueio. Por exemplo, quando golpeamos ou defendemos, as articulações do corpo estarão momentaneamente travadas por um instante e a concentração está focalizada no ponto de contato. A base é feita firmemente pelo travamento das articulações da parte baixa do corpo - os tornozelos, os joelhos e os quadris - e pela fixação ao solo com os pés. Assim, um movimento rápido livre-fluido, é detido repentinamente em um instante, no ataque ou defesa, enquanto a força é transferida ou absorvida, então a tensão é imediatamente relaxada, para preparar o próximo movimento. Sanchin kata é um exemplo de prolongado chinkuchi kakin - todas as articulações do corpo em um estado de constante tensão.

e. Nujiashi
- Este termo refere-se aos movimentos lentos, partes relaxadas do kata. Cada kata possui um movimento ou série de movimentos que são realizados mais lentamente e com mais concentração no controle. Estas partes do kata são importantes em contrabalançar os movimentos mais vigorosos.



3. KATA SANCHIN DE MIYAGI CHOJUN SENSEI

1. Porquê alterou o kata

Quando uma parte do corpo humano não é usada, ela degenera. Por exemplo, desde que o ser humano começou a usar sapatos, os dedos dos pés perderam a maior parte de sua coordenação e agilidade. Este fato é demonstrado claramente quando você compara os dedos dos pés com os dedos da mão. Também é com o movimento: o ser humano naturalmente move-se para frente, não para trás, tendo desenvolvido seus músculos e instintos em conformidade. Desse modo, quando move-se para trás, precisa concentrar-se no que está fazendo, já que não é um movimento natural.

Foi para desenvolver este tipo de movimento para trás que Miyagi Chojun Sensei revisou o Sanchin kata original de Higaonna Kanryo Sensei. Quando mover-se para trás, concentre-se nos seus calcanhares, solas de seus pés, joelhos, músculos das costas e músculos anais. Quando seu desenvolvimento progredir, os músculos destas áreas tornar-se-ão mais e mais poderosos e sua técnica mais precisa. Além disso, para as pessoas que tem problemas pequenos nas costas, este tipo de treinamento fortalecerá estes músculos, desta forma ajudando a prevenir injurias.

Quando move-se par trás, seus passos largos tornam-se naturalmente menores do que quando você está movendo-se para frente. No karate é importante manter-se o mesmo comprimento de passo enquanto move-se para trás, como o que você usa enquanto move-se para frente. Quando andar três passos para frente e em seguida três passos para trás, é importante que retorne à sua posição de partida original.

2. Postura e Movimento dos Pés

Começando em musubi dachi kamae, mantenha o tanden tencionado. Quando iniciar sua primeira inalação, execute um morotê chudan yoko uke, simultaneamente baixe seu corpo e deslize seu pé direito, suavemente para frente em um movimento circular em migi sanchin dachi. Quando o bloqueio é focalizado, exale de uma vez, respirando forte, tencionado o tanden ainda mais. Quando feito certo o Sanchin dachi, o calcanhar do pé da frente está no mesmo nível que os dedos do pé de trás. Se necessitar medir a distância correta, sem mexer seus pés, abaixe o joelho de sua perna posterior até o calcanhar da sua anterior; se a largura de sua base é correta, se encontrarão perfeitamente. Seus pés fixar-se-ão no solo usando tako ashi, em que você primeiro espalha seus dedos tão abertos quanto puder, agarrando-se, então, ao chão, enraizando a si mesmo firmemente ao solo.
Isso também ajuda na manutenção da tensão nos músculos das pernas e das nádegas, do mesmo modo que apertar seu punho é condição para tencionar os músculos do braço. Seus dedos e joelhos estarão virados para dentro, os joelhos dobrados e diretamente sobre os dedos do pé, em uma linha vertical. Tencione os músculos anais e as nádegas para baixo e para dentro e os testículos para cima, concentrando toda sua força no tanden. Para executar, deste modo, a base sanchin corretamente, deve manter seu queixo levemente baixo e seus olhos devem ser fixados à frente, em linha reta, focalizados na distância. Precisa manter seu tórax aberto, de maneira que não restrinja sua respiração.

Você precisa tomar cuidado para manter sua espinha reta, ombros baixos e peito aberto. Quando executar chudan yoko uke, mantenha os braços para cima fechados para os lados, cotovelos a um punho do corpo e inclinados num ângulo de 900 (este é um ângulo onde você têm grande força) com os punhos levemente abaixo dos ombros. Os punhos deverão estar firmemente apertados e girados levemente para fora do corpo. Esta é a posição Sanchin.

No próximo movimento, deslize seu antebraço junto a seu corpo, leve o cotovelo esquerdo para trás o máximo possível, mantendo os ombros baixos até que sinta que suas omoplatas estão se tocando. Abra o peito e inale profundamente, do mesmo modo que já fez. Em seguida, exale lentamente, empurrando seu punho para frente, mantendo seus músculos tencionados e utilizando toda sua força. Concentre sua força nas primeiras duas juntas e exale completamente, usando um rápido “ha”, no momento da execução. Quando exala, este “ha” obriga-o a tencionar o tanden e todos os músculos do corpo mais igualmente. Esta seqüência de movimentos é outra vez repetida uma vez em sanchin dachi esquerdo, usando a mão direita, e em seguida mais uma vez em sanchin dachi direito, usando a mão esquerda.

É importante lembrar quando movendo-se neste kata, jamais levantar seu pé do chão. Sempre mover-se em suri ashi (deslizando seu pé suavemente e em um movimento circular, para frente ou para trás). Quando deslocar-se para frente ou para trás, deve manter seus músculos tencionados, jamais relaxando a tensão, mantendo sua postura correta. Ao mover-se para trás, seja extremamente cuidadoso par não levantar seu calcanhar do chão, o que é um erro comum. Deve ao mover-se neste kata, concentrar-se em todos os músculos do corpo.

3. Postura do Sanchin Kata

Endireite suas costas: Seu corpo será posicionado de modo que se estendesse uma linha do topo de sua cabeça até o chão, terminaria atrás do calcanhar do pé da frente.
Puxe seu queixo levemente para dentro.
Os cotovelos estarão inclinados de modo que os punhos estarão ligeiramente abaixo dos ombros, de maneira que água fluiria lentamente para baixo entre os dois pontos.
A distância entre seus cotovelos e os lados de seu corpo será a da largura de um punho.
O joelho e as pontas dos dedos do pé da frente estarão numa mesma linha.
O Pé: O iniciante usará o lado de dentro do pé quando deslizá-lo.
O lado de dentro do pé será firmemente fixado ao solo.
Para uma postura firme, primeiro espalhe seus dedos e então agarre o chão.
O agarre será ainda mais forte se sentir que está enraizado ao chão tal como uma árvore.

4. Respiração Básica

Estes são os quatro tipos básicos de respiração no Sanchin kata:

a)Inale muito lenta e profundamente, em seguida exale lenta e completamente.
b)Inale muito lenta e profundamente, exale rápido.
c)Inale rápido, exale lenta e completamente.
d)Inale rápido, exale rápido.

Na respiração normal de todo dia, você inala ar pelo nariz que então vai par a garganta, traquéia e para dentro dos pulmões. É nos pulmões que o oxigênio entra no sangue e o dióxido de carbono é expelido. Mas quando realizar o Sanchin kata, imagine que o ar não vai parar nos pulmões, mas continuará descendo até o baixo abdômen. A respiração do Sanchin é abdominal e não faz o peito levantar-se.

Para ajudar a explicar, o Sanchin kata mais praticado é aquele do Miyagi Chojun Sensei, que usa a respiração do tipo a).

Quando pratica este tipo de respiração, você precisa imaginar um fluxo de ar entrando em seu corpo pelo nariz e seguindo um caminho para cima e ao redor da cabeça, descendo o pescoço e costas, passando sobre a virilha para ser concentrado no tanden, onde é enrolado em uma bola compacta, quando você completa sua inalação. Quando exala lenta e suavemente, o ar sobe do tanden para o umbigo, para o plexo solar, para a traquéia e sai lentamente pela boca.

Quando completa sua exalação, precisa dar um último forte empurrão, tencionado o tanden e todos os músculos, expelindo o ar completamente. As coisas mais importantes para lembrar, enquanto realiza o Sanchin kata, são que a respiração e os movimentos serão completamente coordenados e que os músculos precisão ser mantidos tencionados durante a realização.

O Sanchin kata de Higaonna Kanryo Sensei utiliza a técnica de respiração rápida (tipo d). Assim que o ar entra no corpo através do nariz, é visto como que pegando a rota mais rápida para o tanden, através da garganta, para o plexo solar, para o umbigo e dentro do tanden. Segue o mesmo caminho na exalação.

Estas duas diferenças técnicas de respiração do Sanchin kata podem ser mais ilustradas. Por exemplo, imagine que têm uma mão cheia de pó sobre uma mesa. Usando a técnica de respiração de Miyagi Chojun Sensei, quando expirasse você sopraria o pó para longe, partícula por partícula, e levaria um longo tempo para todo o pó desaparecer, enquanto que com a técnica de respiração de Higaonna Kanryo Sensei, o pó seria soprado para longe todo de uma vez, como se um pequeno tornado tivesse repentinamente atingido e varrido-o para longe.

Sumário dos pontos chave:
a) Mantenha a postura correta o tempo todo.
b) Utilize respiração abdominal.
c) Os músculos do corpo devem ser mantidos tencionados o tempo todo e jamais relaxados.
d) Ter consciência de cada parte do corpo.
e) Respiração e movimentos devem ser completamente coordenados.
f) Pratique Sanchin kata todo dia, com prática adicional naquelas partes onde mais está fraco.

5. Pontos de Concentração no Sanchin kata:

a) Olhos olhando reto para frente.
b) Encolha o queixo ligeiramente.
c) Mantenha os ombros abaixados.
d) Mantenha o peito aberto e os músculos do estômago tencionados.
e) Estique a espinha.
f) Tencione os músculos latissimus dorsi.
g) Os cotovelos, quando inclinados, estarão a um punho de distância dos lados do corpo.
h) Gire os antebraços para fora, mantendo os punhos tensos.
i) Tencione os músculos anais.
j) Tencione os músculos das nádegas e os internos da coxa.
k) Dobre os joelhos e gire-os para dentro.
l) Volte a frente das coxas para dentro e tencione os músculos.

Espalhe os dedos dos pés no chão e fixe-se no chão com os dedos e as solas dos pés, como se estivesse tentando enraizar a si mesmo ao solo.

6. Fiscalizando para um Exato Controle Muscular e Concentração do Estudante

O professor, ao usar este método de ensino, ajuda o estudante a concentrar-se mais integralmente no tensionamento de seus músculos. Estes passos serão executados nessa ordem:

Com as mãos horizontalmente ao solo, o instrutor pressionará a extremidade exterior de suas mãos contra o lado interno dos pés do estudante para assegurar que o peito do pé não está erguido.

Apertar os tornozelos para fazer, com que efetivamente, o estudante esteja concentrando força nas pernas e que os pés estejam grudados ao solo.

Dê tapas nos lados das coxas para fazer o estudante concentrar-se nestes músculos, em seguida bata novamente com força para ter certeza que os músculos estejam totalmente contraídos e para manter sua concentração aguçada.

Dê tapas nas nádegas para ter certeza que os músculos são mantidos tencionados.

Corra sua mão pela espinha do aluno para ter certeza que ele concentra-se em manter reta sua postura.

Pressione o baixo abdômen para ter certeza que os músculos estão tencionados.

Pressionando, aperte a parte plana de suas mãos para baixo pelas costas do estudante a fim de ajudá-lo a concentrar-se na manutenção do tensionamento dos músculos das costas e na correção da postura.

Coloque suas mãos nos ombros do estudante para auxiliar sua concentração no tensionamento dos músculos e então bata com força, tendo cuidado para não atingir a área vulnerável próxima ao pescoço.

Pressione os dedos dentro dos músculos ao redor das lâminas dos ombros para assegurar que os músculos estão tencionados.

Começando do pescoço, deslize sua mão para baixo, ao longo da espinha, para garantir a correção da postura.

Bata nos ombros primeiro levemente com ambas as mãos, e depois, novamente, com força, para ter certeza que os músculos estão tensos.

Tenha certeza que a postura do estudante é corretamente baixa.

Frente para o aluno. Assim que ele estender seu braço para frente, empurre-o para trás pelo punho dele para oferecer resistência. Do mesmo modo, quando o estudante está executando chudan yoko uke, o instrutor oporá kake uke para resistir, de maneira que tenha certeza que o estudante está exercendo toda sua força.

Quando o aluno estiver executando qualquer técnica de morotê como por exemplo tora guchi, você aplicará resistência com ambas as mãos igualmente.

O instrutor deverá estar atento para a condição física de cada aluno, aplicando resistência a cada técnica e controlando a força de seus tapas simultaneamente.

O instrutor deverá igualmente ter certeza de que o estudante está coordenando adequadamente sua respiração com seus movimentos.

7. Coisas a Observar Enquanto Assiste o Treinamento do Sanchin Kata.

O instrutor observará cuidadosamente a condição física dos alunos, por exemplo, observar se a pele está demasiado pálida ou demasiado enrubescida, ou quando agarrar os tornozelos, verificar o pulso para determinar a condição do aluno. Se o aluno é forte, então o treinamento pode ser levado adiante, mas se ele aparenta fraqueza, deverá ajustá-lo de acordo, reduzindo a severidade do condicionamento. Em alguns casos o treinamento deverá ser parado imediatamente.

Quando Miyagi Chojun Sensei supervisionava estudantes novatos durante o treinamento do kata Sanchin, não batia muito forte no corpo, mas sentia e pressionava as áreas a serem concentradas neles. Deste modo o estudante conseguia desenvolver a focalização necessária nos músculos em todo o seu corpo. A medida que o estudante progredia, seu corpo se desenvolvia e sua resistência aumentava, Miyagi Sensei intensificava a força de suas batidas contra o corpo, atingindo áreas como os ombros, coxas e nádegas. Do mesmo modo, quando o estudante executava chudan tsuki, chudan yoko uke ou tora guchi, Miyagi Sensei aplicava resistência de acordo com o condicionamento e habilidade de cada estudante, levemente com um iniciante, mas intensamente com um estudante mais avançado.

Quando uma parte do corpo está sendo usada, é natural focalizar totalmente naquela parte e esquecer-se do resto. Quando você é assistido durante o treinamento do Sanchin, desenvolve sua habilidade de ser capaz de controlar seu corpo inteiro, mantendo todos os músculos tencionados, indiferentemente de qual parte está sendo usada.

O treinamento assistido do Sanchin kata é mais para desenvolver o espírito do que o corpo. Quando o instrutor bate nos ombros, costas ou na parte interna das coxas, é muito doloroso, com a pele podendo vir a ficar muito vermelha e esfolada. Ser apto a suporta este tipo de treinamento, mantendo a postura correta, controle muscular e concentração é mais espiritual do que físico. Quando vir a tornar-se forte espiritualmente, enfraquecerá a confiança do adversário.

8. Assistência ao Treinamento do Sanchin kata Utilizando Dois ou Mais Instrutores.

Quando dois instrutores estão assistindo o treinamento do Sanchin kata, o estudante estará no centro com um instrutor a frente e outro atrás. Este tipo de treino é muito mais severo do que se somente um instrutor estiver auxiliando. Você não pode dizer que praticou o Sanchin kata até que o tenha praticado sendo auxiliado por ao menos dois instrutores. Se está sendo assistido por uma pessoa, aquela pessoa só poderá atacar uma área do corpo de cada vez, dessa maneira a tendência é somente concentrar-se naquela única área. Mas se duas ou mais estão assistindo-o, poderão atacar diversas áreas do corpo ao mesmo tempo, de modo que sua concentração estará um pouco em cada parte do seu corpo. Este tipo de treinamento desenvolve não somente a resistência física e o controle da respiração, mas também desenvolve o espírito, pois é essencial ter um espírito forte, em condições, para manter este duro tipo de treinamento.

9. A importância do Sanchin Kata e do Método de Treinamento.

O Sanchin kata tem sempre sido considerado o mais importante kata no treinamento do karate GOJURYU. Cada estudante de karate precisa praticar este kata. Ao praticar este kata, você não somente desenvolve a técnica correta de respiração, força e musculatura, mas é também essencial no desenvolvimento do próprio espírito do karate. Desse modo, tradicionalmente o Sanchin kata era o primeiro kata a ser ensinado ao iniciante. O método tradicional de ensino envolvia o primeiro mês inteiro aprendendo somente os movimentos corretos dos pés.

Durante o segundo mês, este treinamento era suplementado pela introdução do migiri gamae (mãos segurando jarras), o qual ajuda a desenvolver uma base sólida e um poderoso agarre para os pés. O terceiro mês seria gasto aprendendo a respiração correta e as técnicas de mão. Quando estiver praticando o Sanchin kata, não é necessário sempre executá-lo utilizando somente três passos, mas para desenvolver e aprimorar sua técnica, poderá continuar caminhando para frente até o outro lado, no final do dojo. Da mesma forma, quando caminhando para trás, em vez de dois passos recuando, pode continuar todo o caminho de volta pelo dojo novamente.

Quando Miyagi Chojun Sensei treinava seus alunos no Sanchin kata , o treinamento era longo e duro. Quando o estudante aprendia o ponto onde estava, de tão cansado, não conseguia controlar sua respiração ou sua técnica, Miyagi Sensei dizia ao estudante para fazer mais um passo ou técnica, assim focalizando a concentração do estudante naquela última técnica. Depois que o estudante tinha executado a técnica, Miyagi Sensei falava para ele fazer mais uma vez, e mais uma vez e assim por diante. Deste modo conseguia impulsionar o estudante a aumentar sua resistência, enquanto calmamente mantinha-o focalizado.

Miyagi Chojun Sensei considerava o Sanchin kata o mais essencial de todos kata . Ensinava-o a seus estudantes como o primeiro kata que tinham de praticar novamente e novamente, diversas vezes por longos cinco anos, dependendo do estudante, antes que ensinasse-os um segundo kata. Depois, igualmente quando aprendiam qualquer kata e começavam a praticá-lo, sempre começavam sua prática de kata com o Sanchin kata antes de partir para o próximo. Então praticariam este segundo kata por uma média de 3 anos antes de lhes ser ensinado o próximo.

Miyagi Sensei somente ensinava o kata seguinte quando sentia que o aluno estava pronto, de modo que alguns de seus alunos médios treinavam por 10 ou 15 anos e ainda não conheciam todos os kata , ou muitas de suas aplicações. Somente a seu jovem aluno e protegido, Miyagi An’ichi, eram ensinados todos os kata e todas as suas aplicações. Depois que o treino estava terminado e todos iam para casa, Miyagi Chojun Sensei pedia para Miyagi An’ichi ficar e durante horas falava com ele sobre a História do karate, ensinando-o muitos dos significados e técnicas escondidos nos kata . Muitas vezes conversavam e treinavam até bem depois da meia-noite.

10. Os Efeitos do Treinamento do Sanchin kata.

Durante o treino do Sanchin kata, você estará respirando muito profundamente , de modo que aumentará o suprimento de oxigênio para o corpo, bem como do cérebro. Com isto, o cérebro e o sistema nervoso tornar-se-ão particularmente alertas e mais conscientes. Este fortalecimento da atenção permitirá ao estudante aprimorar sua concentração, força, e foco quando executando cada técnica.

Este tipo de respiração profunda estimula o diafragma, o que o faz trabalhar mais eficientemente. Também ajuda a estimular o estômago, fígado e intestinos a tornarem-se mais ativos, vindo, desse modo, a fortalecê-los.

Quando pratica o Sanchin kata , seus músculos estão em um estado de tensão constante, de maneira que vem a ficar extremamente expandidos; esta combinação cria uma sensação de tremenda força. Depois do treinamento do Sanchin kata , você se sentirá muito bem, o que é uma indicação do quanto é bom este tipo de treinamento para você. Quando pratica o Sanchin kata repetidamente, você desenvolve a coordenação entre sua respiração e seus movimentos, ajudando, desta maneira, a desenvolver mais plenamente o foco e a força em cada técnica.

No dialeto de Okinawa existe uma palavra, kukuchi, a qual traduz os pontos chave. Miyagi An’ichi Sensei sempre falava-me que se você pratica Sanchin kata repetidamente, apesar de difícil, virá a conhecer os pontos chaves em todos os outros kata também.

Quando jovem pratique o Sanchin kata com todo seu vigor para desenvolver força. Assim que envelhecer, sua atenção mudará para desenvolver os movimentos do kata para a suavidade, técnicas fluídas, que também utilizarão força e vigor.

Depois de praticar o Sanchin kata por um período de tempo, será apto a concentrar toda sua força no tanden. Esta capacidade, acredito, não somente ajudará você a ter uma longa vida, mas também ajudará você a lidar com situações de “stress” de uma maneira muito mais calma.

11. O Significado de Heishugata e de Kaishugata.

Heishugata - Ambos, Sanchin e Tensho kata são heishugata.

Heishugata significa literalmente: “kata de mão-fechada”, mas isto é uma má tradução. Aquilo que é realmente transmitido por heishugata é o constante estado de tensão mantido durante o kata , que é “fechando” ou contraindo os músculos. Assim, no Sanchin e no Tensho kata, todos os músculos do corpo permanecem neste constante estado de tensão e a força é concentrada no tanden durante toda a performance do kata; os músculos são relaxados somente quando kata é completado. Este tipo de kata desenvolve a força psíquica, estamina e controle da respiração.

Kaishugata - Todos os demais kata pertencem a esta categoria. Literalmente significa “kata de mão-aberta”, mas novamente isto é mal encaminhado. Neste tipo de kata os músculos do corpo permanecem “abertos” ou relaxados, desse modo permitindo rápidos e livres movimentos fluídos. Você contrai os músculos do corpo e concentra a força no tanden somente no momento de execução de cada técnica.

 




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