|
Um kata é um padrão de
movimentos que contêm uma série lógica e prática de técnicas de
bloquear e atacar. Em cada kata há certo jogo ou movimentos
predeterminados que o estudante pode praticar sozinho. Os kata foram
criados por mestres depois de muitos anos de pesquisa, treinamento, e
experiência de combate real.
As aplicações das técnicas dos kata evoluíram depois de testadas em
combate real. Deste modo cada kata foi melhorado e refinado, e evoluiu
no kata que nós praticamos hoje. Por causa do tempo e a evolução
complexa do kata é impossível localizar o desenvolvimento exato que o
kata sofreu, mas é conhecido que os antigos mestres estudaram as
técnicas combativas e movimentos, observando as lutas de animais,
animal contra homem, e homem contra homem. Eles também estudaram a
fisiologia do corpo humano e sua relação para combater, levando em
conta vários fatores, como a circulação do sangue durante as vinte e
quatro horas do dia, a vulnerabilidade dos pontos vitais em relação ao
tempo, e outras leis cíclicas da natureza como a subida e o pôr-do-sol,
e a elevação e a descida das marés. Todos estes elementos estão
incorporados no kata.
O propósito e o desenvolvimento do Kata também variou com o tempo e com
as pessoas que os desenvolveram. Por exemplo, na China foi desenvolvido
kata à mais de 1600 anos e praticado com a finalidade de autodefesa,
considerando que os monges budistas praticariam kata com a finalidade
de fortalecer o espírito como também o corpo.
O verdadeiro significado e espírito de Karate estão inseridos no kata e
só pela prática do kata poderemos entender. Por isto, se nós mudamos ou
simplificamos o kata para ajudar o iniciante ou então para prática de
torneios, nós teremos perdido também o verdadeiro significado e
espírito do Karate.
No Karate não se ataca primeiro. Todo kata começa com um movimento
defensivo que exemplifica este espírito. Não só não se ataca primeiro,
mas a melhor defesa é evitar a briga completamente.Por isso é que se
diz que o Karate é a arte do homem sábio.
Para praticar o kata corretamente, todos movimentos devem ser repetidos
inúmeras vezes. Só por repetição constante as técnicas se tornam ação
reflexiva. Felizmente, um aspecto importante do kata é que se pode
praticá-lo sozinho, a qualquer hora e em qualquer lugar. Quando o kata
é executado por uma pessoa bem treinada, seu poder dinâmico e sua
beleza de movimentos formam uma grande qualidade estética.
Quase todos os kata Goju-ryu foram passados pelo mestre Higaonna Kanryo
Sensei. Higaonna Sensei estudou e treinou por muitos anos com o mestre
Ryu Ryuko Sensei na Província de Fukien, China. Os seguintes Kata foram
passados por Higaonna Sensei vindos de Ryu Ryuko Sensei: Sanchin,
Saifa, Seiyunchin, Shisochin, Sanseru, Sepai, Kururunfa, Sesan, e
Suparinpei. Os criadores originais destes kata são desconhecidos.
Sanchin:
Sanchin quer dizer " Três batalhas ". O princípio subjacente é a
batalha entre a mente, a alma e o corpo. Originalmente este kata foi
ensinado por Sensei Higashionna com as mãos abertas (como ainda é
praticado em Uechi Ryu). Higashionna o mudou para mãos fechadas. O
Sanchin de Miyagi Chojun Sensei preserva a essência do Sanchin de
Higaonna Kanryo Sensei do qual é uma variação. Miyagi Sensei o
desenvolveu para equilibrar o anterior. Seu desempenho requer um uso
diferente dos músculos, conduzindo-o a um desenvolvimento mais
simétrico. Isto é importante para um melhor funcionamento do corpo, e
especialmente na prevenção de danos na parte de trás e outras
áreas.Considera-se que o kata Sanchin é o aspecto duro (Go), e Tensho
representa o suave (ju) de Goju.
Ten-sho:
Tensho quer dizer palmas giratórias. Este kata vivente foi desenvolvido
por Sensei Miyagi baseado no kata Chinês Rokkishu. Rokkishu, que
significa 6 Mãos , denota as diferentes posições das mãos neste kata.
Um dos propósitos do kata Tensho é a concentração em pontos
inconstantes ao se executar os movimentos de mãos suaves. Além disso,
dentro destes movimentos de mãos suaves, um grande poder é gerado.
Geki-sai-dai-ichi:
As traduções deste Kata podem ser demolir, destruir ". Os Gekisai Kata
foram introduzidos no Goju-Ryu por Miyagi Sensei para dar aos
iniciantes nesta arte marcial uma primeira percepção. Eles foram
desenvolvidos por volta de 1944. Este kata é chamado Shinsei em
Shito-Ryu e Fukyu Kata Ni em Matsubayashi-Ryu.
Geki-sai-dai-ni:
Começa a incorporar tai-sabaki e padrões de bloqueio mais suaves
(Kake-uke).
Sai-fa:
Saifa traduz-se "esmagar, rasgar". Saifa ajuda a
promover o poder de chicoteamento gerado pelo movimento dos quadris em
conjunto com movimentos suaves e duros dos braços. Saifa também ajuda a
desenvolver o tai-sabaki e o equilíbrio. Ensinado como o primeiro kata
de Heishu em muitas escolas de Goju-Ryu é de origem chinesa, trazido
para Okinawa por Kanryo Higaonna.
Sei-in-chin:
Muitas traduções existem para o nome deste kata, mas " puxar para
dentro e combater " parece o mais apropriado. Esta forma complexa não
possui nenhum golpe de perna, e a maioria das técnicas de mãos são
executadas em shiko-dachi. Mencionado como um dos 2 kata de treinamento
do Goju-Ryu (junto com Seisan) por Meitoku Yagi, Seiunchin é ensinado
como o kata da faixa marrom em muitas organizações de Goju-Ryu
modernas.
San-seru:
Sanseru, escrito em chinês, é o número 36.
Simbolicamente é calculado na forma de 6 X 6. O primeiro 6 representa
olho, orelha, nariz, língua, corpo, e espírito. O segundo 6 simboliza
cor, voz, gosto, cheiro, toque, e justiça. Acredita-se que este kata
foi ensinado por Aragaki Seisho antes de Kanryo Higashionna fazer sua
viagem para a China. Ryuei-Ryu também pratica Sanseru, sendo bem
parecido com a versão do Goju-ryu.
Sesan:
Traduz-se pelo número 13. É praticado por muitos estilos Okinawenses
(Shuri e Naha). Acredita-se ser um dos kata mais antigos em Okinawa,
este kata acentua o fundamento de várias técnicas de chutes. Conhecido
como um dos 2 kata de treinamento do Goju-Ryu por Meitoku Yagi, este
Kata começa como o Kata Sanchin, e contém técnicas destinadas a dominar
a linha de centro do oponente, e também vários chutes baixos.
Estranhamente, muitas organizações de Goju-Ryu atuais incluem este Kata
no fim do currículo.
Shisochin:
Quer dizer "batalha em quatro direções". é de origem
chinesa, ensinada a Kanryo Higaonna por Ryu Ryuku. É dito que é um do
katas favoritos de Chojun Miyagi, bem adaptado ao seu corpo.
Sepai:
Sepai traduz-se pelo número 18. É calculado na forma de 6 X 3. O 6 aqui
é o segundo 6 de Sanseru. O 3 representa o bem, o mal, e a paz.Contém
muitas técnicas escondidas que servem para confundir o oponente durante
a luta. Sepai é a continuação do Kata Seisan.
Kururunfa:
Este kata avançado foi trazido da China, caracterizado por Tai Sabaki,
manobras evasivas, e muitos movimentos enérgicos. Kata original de Ryu
Ru Ko Sensei lhe foi ensinado em Fuzchou na Província de Fukien, China,
e foi passado para Kanryo Higaonna Sensei e mais tarde para Chojun
Miyagi. O criador original deste Kata é desconhecido.
O seu significado é:
1. dezessete
2. ficou firme.
3. Ku (longo), ru (segure), run (súbito), fa (fratura)
4. "Sempre parado"
Os muitos movimentos em Kururunfa incluem Tai Sabaki ou manobras
evasivas e são muito rápido seguido por movimentos pesados (duro seguiu
por macio) semelhante a Sesan e uma variedade larga de outros
movimentos (muitas mão aberta) atacando e defendendo ou apanhando.
Kururunfa também utiliza uma combinação coordenada com movimentos de
quadril. Kururunfa ensina equilíbrio excepcional e transições de uma
posição para outra. Este é o segundo mais alto de todos o Goju Ryu Kata
Suparimpei:
Suparinpei (o número 108 em chinês) tem uma
significação especial em Budismo. Acredita-se que o homem tem 108
paixões más, e assim, em templos budistas no dia 31 de dezembro à
meia-noite, um sino é tocado 108 vezes para afugentar esses espíritos.
O número 108 de Suparinpei é calculado na forma de 36 X 3. O simbolismo
do número 36 é determinado na explicação de Sanseru. O número 3
simboliza passado, presente e futuro. O número 3 também é significante
em TODOS os aspectos de Goju Ryu claramente evidente em Kata Sanchin
(três batalhas!).
Suparinpei é um Kata original de Ryu Ru Ko Sensei .Visualmente é
semelhante ao Kempo Kata do Dragão! Sua contraparte de Okinawan é
Pecchurin, criado por Kenwa Mubini Shito Ryu e tem o mesmo padrão e
quase os mesmos movimentos.
Suparinpei é o número 108 em chinês e o próprio Kata às vezes é chamado
ou traduzido assim:
1. 108 mãos
2. as 108 mãos finais
3. 108 técnicas
Também é acreditado que Suparinpei pudesse estar em referência aos 108
homens que roubaram dos ricos e deram aos pobres, no ano de 1600 na
China. Suparinpei é o mais longo Kata Goju Ryu e o que contém mais
aplicações e técnicas que qualquer outro Goju Ryu Kata. Pegadas
(Kakie), Tenshin, Hayakunai, técnicas de Sabaki, fraturas,
contramedidas ofensivas, e até mesmo tem dois chutes não vistos em
qualquer outro Goju Ryu Kata. Muitas das técnicas neste Kata também
podem ser vistas em Katas inferiores (Sesan e Sanseiru, etc…).
Publicado em
02/04/2007.
|
|