GESTICULAÇÃO
|
SHOMEN-NI-REIO
Árbitro estende os seus
braços e palmas para a frente.
|
OTAGAI-NI-REI_O
Árbitro indica aos
competidores que façam a sua saudação.
|
SHOBU HAJIME
“Começo do combate”
O Árbitro está situado
na sua linha e dá um passo atrás.
|
YAME = “Parem” -
Interrupção ou final do combate.
O Árbitro separa os
competidores executando com a sua mão um sinal de corte. O
cronometrista pára o cronômetro.
|
TSUZUKETE HAJIME
“Continuação do combate.
Comecem!”
O Árbitro retrocede em
Zenzutsu dachi, estende as palmas das mãos em direção aos competidores
e quase as junta ao centro.
|
OPINIÃO DO ÁRBITRO
Depois de dizer “Yame”
utilizando o sinal prescrito, o Árbitro indica a sua preferência
mantendo o braço flexionado com a palma da mão virada para cima do lado
do respectivo competidor.
|
IPPON (Um Ponto)
O Árbitro estende o seu
braço para baixo a 45º do lado do competidor que marcou.
|
NIHON (Dois Pontos)
O Árbitro levanta o
braço ao nível do ombro do lado do competidor que marcou dois pontos.
|
SANBON (Três Pontos)
O Árbitro levanta o
braço a 45º do lado do competidor que marcou.
|
CANCELAMENTO DA ÚLTIMA
DECISÃO
O Árbitro vira-se na
direção do competidor, anuncia “aka” ou “ao”, cruza os seus braços, faz
o gesto de cortar, palmas da mão para baixo, a fim de indicar que a
última decisão foi cancelada.
|
NO KACHI
O Árbitro levanta o
braço em oblíquo (45º) para o lado vencedor
|
KIKEN “Desistência”
O Árbitro aponta com o
dedo indicador para o local do competidor indicado na área de
competição, anuncia a sua desistência e a vitória do seu oponente.
|
SHIKKAKU
“Desclassificação, Saia da área da competição”
O Árbitro utiliza dois
gestos, anunciando «aka (Ao) shikkaku», apontando com o indicador a
cara do competidor e de seguida aponta para trás dele, expulsando-o da
competição, anunciando de seguida a vitória do seu oponente com o gesto
atrás descrito.
|
HIKIWAKE “Empate”
O Árbitro cruza os
braços no peito, descruza-os e sustenta-os esticados ao lado do corpo
com as palmas das mãos viradas para fora.
|
Infração de CATEGORIA 1
O Árbitro vira-se para o
competidor que cometeu a infração e cruza os braços ao nível do peito.
|
Infração de CATEGORIA 2
O Árbitro aponta o seu
dedo indicador (com o braço dobrado) para a cara do competidor que
cometeu a infração.
|
CHUKOKU
Fazendo o sinal
apropriado, o Árbitro dá um aviso de Categoria 1 ou Categoria 2. Não é
dada nenhuma penalização.
|
KEIKOKU
“Penalização, atribuindo um Ippon ao oponente”
O Árbitro indica uma
penalização da Categoria 1 ou 2 e aponta com o dedo indicador o pé do
infrator.
|
HANSOKU CHUI “Penalização
de Nihon”
O Árbitro indica a
penalização de Categoria 1 ou 2 e aponta com o dedo indicador
horizontalmente na direção do prevaricador e dá Nihon (dois
pontos), ao oponente.
|
HANSOKU
“Desclassificação”
O Árbitro indica a
penalização da Categoria 1 ou 2 e aponta com o seu dedo indicador para
cima a 45º graus na direção do prevaricador, e dá a vitória ao oponente.
|
AIUCHI “Técnicas
simultâneas”
Nenhum dos competidores
pontua. O Árbitro junta os punhos à frente do peito.
|
TORIMASEN “Não é
aceitável como técnica pontuável”
O Árbitro cruza os
braços e faz o gesto de cortar, com as palmas das mãos viradas para
baixo. Quando o árbitro usa este sinal seguido do de reconsideração,
significa que a técnica foi deficiente num ou mais dos seis critérios
de pontuação.
|
“RECONSIDERAÇÃO”
Depois de indicar a sua
motivação, o Árbitro pede aos Juízes que reconsiderem a sua opinião.
|
AKA (AO) MARCOU PRIMEIRO
O Árbitro indica aos
Juízes que o Aka marcou primeiro colocando a sua mão direita aberta em
direção à palma da outra mão. Se Ao marcou primeiro, faz a posição
inversa.
|
TÉCNICA BLOQUEADA
O Árbitro coloca uma das
mãos aberta sobre o outro braço indicando aos Juízes que aquela técnica
foi bloqueada ou atingiu uma área não pontuável
|
TÉCNICA FALHADA
O Árbitro move o seu
punho fechado ao longo do seu corpo indicando aos Juízes que aquela
técnica falhou.
|
CONTACTO EXCESSIVO
O Árbitro indica aos
Juízes que houve contacto excessivo, uma infração da Categoria 1.
|
FALSEAR OU EXAGERAR
LESÃO
O Árbitro leva as duas
mãos à cara para indicar uma falta de categoria 2.
|
JOGAI “Saída da
área de competição”
O Árbitro aponta o seu
dedo indicador para a linha limitadora da área de competição do lado do
competidor que cometeu a infração.
|
SHUGO “Chamar os
Juízes”
O Árbitro chama os
Juízes no final do combate ou para analisar uma penalização de Shikaku.
|
MUBOBI (Pôr em
perigo a sua própria segurança)
O Árbitro toca na sua
face e vira o cutelo da sua mão em frente, move-se para trás indicando
aos Juízes que o competidor está a pôr em perigo a sua própria
segurança.
|
EVITAR COMBATER
O Árbitro faz um
movimento circular com o dedo indicador apontando para baixo, indicando
aos Juízes falta de Categoria 2.
|
AGARRAR, BRIGAR,
EMPURRAR OU PRENDER SEM TENTAR UMA PROJEÇÃO OU OUTRA TÉCNICA
O Árbitro posiciona os
punhos fechados à frente e ao nível dos ombros ou faz um movimento de
empurrar, indicando falta de Categoria 2.
|
ATAQUES DESCONTROLADOS
E PERIGOSOS
O Árbitro faz o seu
punho fechado passar ao lado da cabeça, indicando aos Juízes falta de
Categoria 2.
|
ATAQUES COM A CABEÇA,
JOELHOS OU COTOVELOS
O Árbitro toca na sua
testa, joelho ou cotovelo com a mão aberta, indicando a seguir falta de
Categoria 2.
|
FALAR OU RIDICULARIZAR
O OPONENTE, OU COMPORTAMENTO DESCORTÊS
O Árbitro coloca o seu
dedo indicador nos lábios, indicando uma falta de categoria 2.
|
SHUGO “Chamada dos
Juízes”
O Árbitro Chama os
Juízes no final do combate ou encontro ou para recomendar Shikaku.
|