DOM GERALDO PELLANDA

 

Missa de Ação de Graças pelos:

- 25 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE D. GERALDO M. PELLANDA,
- 60 ANOS DE DIOCESE DE PONTA GROSSA.

(11/05/86)



INTRODUÇÃO DO COMENTARISTA:

Estamos reunidos para celebrarmos dois eventos que marcaram a caminhada da nossa Diocese de Ponta Grossa.
Celebramos 60 anos de Diocese, desta Porção do Povo de Deus, confiada a um Bispo, que apascenta com á colaboração do Presbitério. Reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constituída em Igreja Particular, na qual opera a Igreja de Cristo.
Celebramos o Jubileu de Prata do Exmo. Sr. Dom Geraldo Pellanda, nosso estimado Bispo, 25 anos Pastor desta Igreja Particular. O Concílio (117: "que o Bispo escolhido para a plenitude do Sacerdócio recebeu a Graça Sacramental para que, orando, sacrificando e pregando, com toda a espécie de cuidados e serviços episcopais, realize a tarefa perfeita da Caridade pastoral sem hesitar em oferecer a vida pelas ovelhas e, feito modelo do rebanho, suscite na Igreja também com o seu exemplo, uma santidade cada vez maior".
Esta é a meta e o empenho de nosso Bispo, e queremos fazer desta Eucaristia Nossa Ação de Graças, pelos 25 anos de Dom Gera/do como Pastor de nossa Diocese de Ponta Grossa.

1. CANTO DE ENTRADA

2. SAUDAÇÃO
C - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T - Amém.
C - Irmãos, sede bem-vindos a esta celebração. Ela deverá ser uma expressão de ação de graças e de alegria pelos 60 anos de Diocese e pelo jubileu da ordenação Episcopal deste nosso irmão e por tudo o que Deus operou entre nós. Que a gratidão e a alegria estejam sempre entre nós.
T - Agradecidos e jubilosos bendizemos a Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

3. ATO PENITENCIAL
C - Irmãos, reconheçamos as nossas culpas, para celebrar dignamente os santos mistérios. Confessemos os nossos pecados.
T - Confesso a Deus...
C - Deus todo poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T - Amém.
CORAL: Santa Cecília - Canto Senhor, tende piedade de nós.

4. HINO DE LOUVOR
Cantado pelo Coral Santa Cecília

5. ORAÇÃO
OREMOS: Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória.

ORAÇÃO
Ó Deus, pastor eterno dos fiéis, que governais com amor a vossa Igreja por diversos ministérios, dai que vosso servo Geraldo, colocado à frente de vosso povo, presida em nome de Cristo o rebanho de que é pastor, sendo mestre fiel da doutrina, sacerdote da santa liturgia e servidor daqueles que governa.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

DEUS NOS FALA

6. PRIMEIRA LEITURA
Is 49,1-5 A escolha é dom de Deus.
Deus escolhe pessoas para missões específicas e é Ele que dá a força e a coragem para cumprirem a tarefa que lhes foi confiada.
Ilhas, escutai-me.
Povos distantes, prestai-me atenção. O Senhor me chamou desde o seio materno; quando eu ainda estava no ventre de minha' mãe, pronunciou o meu nome. Fez da minha boca uma espada afiada, à sombra de sua mão me escondeu; fez de mim flecha aguçada, na 3ua aljava me ocultou. Disse-me: "Tu és meu servo, Israel, em ti manifestarei minha glória". Enquanto eu pensava: "Em vão me afadiguei, inutilmente e por nada consumi meu vigor". Contudo meu direito estava com o Senhor, minha recompensa junto de Deus. E agora fala o Senhor que me formou desde o ventre materno para ser o seu servo, pai a reconduzir a ele Jacó e reunir junto dele Israel, - a tal ponto o Senhor me estimava e meu Deus era minha força.
- Palavra do Senhor.

7. SALMO RESPONSORIAL
Cantado

8. SEGUNDA LEITURA
2 Tm 4,1-5.
Paulo recomenda que o apóstolo deve pregar a palavra do Senhor, quer agrade ou não. O anúncio deve ser feito com fidelidade.
Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que julgará os vivos e os mortos, pela sua aparição e por seu reino: prega a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, ameaça, exorta com toda a paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens á não suportarão a sã doutrina. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidade, arregimentarão mestres e afastarão os ouvidos da verdade a fim de voltá-los para os mitos. Tu, porém, sê prudente em tudo, suporta os trabalhos, pratica obra de pregador do Evangelho, cumpre teu ministério.
- Palavra do Senhor.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Cantado

10. EVANGELHO
Jo 10,7-14
Jesus é apresentado como o pastor que conhece as suas ovelhas e veio para que tenhamos a vida em abundância. O discípulo se caracteriza pela vida que faz nascer no ambiente que o circunda.
Por isso tornou a dizer-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos que vieram antes de mim, eram ladrões e assaltantes. As ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão não vem se não para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas. vê o lobo, abandona as ovelhas e foge. O lobo rouba e dispersa as ovelhas. Pois é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o pastor. Conheço os meus e os meus me conhecem.
- Palavra da Salvação.

11. PROFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus pai todo-poderoso...

12. ORAÇÃO DA COMUNIDADE
Irmãos, aqui reunidos para recordar os benefícios de nosso Deus, roguemos que Ele inspire os nossos pedidos, para que possa atender nossas súplicas.
1. Por esta parcela do Povo de Deus, para que fiel aos ensinamentos do evangelho possa seguir as pegadas de Cristo com muita dedicação.
Rezemos ao Senhor.
- Senhor, escutai a nossa prece.
2. Pelo nosso Bispo, na data do seu jubileu, seja plenificado de todas as graças para continuar o pastoreio desta parcela do povo de Deus confiado a seus cuidados. Rezemos ao Senhor.
3. Pelo Bispo auxiliar, por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas que colaboram na obra de evangelização desta Diocese de Ponta Grossa. Rezemos ao Senhor.
4. Pelas mães, para que encontrem em Deus coragem e força para exercerem seu papel de educadoras na fé junto a seus filhos. Rezemos ao Senhor.
5. Para que a hierarquia da Igraje e todo o povo de Deus vejam, não só teórica, mas praticamente, os Meios de Comunicação Social como um instrumento eficaz para promover o homem humana e moralmente. Rezemos ao Senhor.
6. Pelos já falecidos pais e irmãos de Dom Geraldo, que Deus Pai lhes dê o descanso eterno e a recompensa de todo o bem que fizeram por D. Geraldo. Rezemos ao Senhor.

Possam agradar-vos, ó Deus, as preces da vossa Igreja, para que recebamos por vossa misericórdia o que, por nossos méritos, não ousamos esperar.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

13. PROCISSÃO DAS OFERENDAS
(Comentário)

14. CANTO DAS OFERENDAS

15. ORAI, IRMÃOS
- Orai, irmãos para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
- Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, / para glória de seu nome, / para nosso bem / e de toda a santa Igreja.

16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Ó DEUS, nós Vos apresentamos este sacrifício para celebrar a admirável ascensão do vosso Filho. Concedei, por esta comunhão de dons entre o céu e a terra, que nos elevemos com Ele até a pátria celeste.

ORAÇAO
Sejam de vosso agrado, ó Deus estas oferendas que vos apresentamos em favor do vosso servo Geraldo e revesti com as virtudes apostólicas, para o bem de sua diocese, aquele que escolhestes para bispo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito.

17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V (Pref. 47)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Corações ao alto.
- O nosso coração está em Deus.
- Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
- É nosso dever e nossa salvação.
NA VERDADE, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dai-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar, por Cristo, Senhor nosso. Ele, após a ressurreição, apareceu aos discípulos e, à vista deles, subiu aos céus a fim de nos tornar participantes da sua divindade. Por isso, transbordando de alegria pascal, exultam os homens por toda a terra. E todos os Anjos proclamam a vossa glória, cantando (Coral Santa Cecília).
- Santo, Santo, Santo...

18. ORAÇÃO EUCARISTICA
Na verdade, vós sois santo, 6 Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.
Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornen o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e o deu a seus discípulos dizendo:
TOMAI E COMEI, TODOS VÓS: ISTO É MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI E BEBEI, TODOS VÓS: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS OS HOMENS, PARA O PERDÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO PARA CELEBRAR A MINHA MEMÓRIA'
- Eis o mistério da fé.
- Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus.
- Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício, de vida e santidade.
Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o corpo e o sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Mar ia, mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro, Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa..., o nosso Bispo N., o colégio universal dos bispos com o clero e todo o povo que conquistastes. Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos dispersos pelo mundo inteiro.
Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos que partiram desta vida e todos os morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo nosso. Pôr ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
- Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, ó Pai todo-poderoso, toda a honra e toda a glória agora e para sempre na unidade do Espírito Santo.
- Amém.

19. RITO DA COMUNHÃO
- Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:
PAI NOSSO...
- Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
- Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
- Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
- Amém.

A paz do Senhor esteja sempre convosco.
- O amor de Cristo nos uniu.

Cordeiro de Deus: (Coral Santa Cecília)

- Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
- Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

20. CANTO DA COMUNHAO

21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de Vós a nossa humanidade.
Ó Deus, pela força da Eucaristia, derramai sobre o nosso bispo Geraldo os dons de vossa graça, para que desempenhe dignamente seu ministério pastoral, servindo com fidelidade, alcance a recompensa eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

22. BENÇÃO
C - O Senhor esteja convosco
1 - Ele está no meio de nós.
C - Bendito seja o nome do Senhor
T - Agora e para sempre.
C - A nossa proteção está no nome do Senhor
T - Que fez o céu e a terra.
C - Abençoe-vos Deus todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo.
T - Amém.
C - Vamos em paz, e o Senhor nos acompanhe.
T - Amém.



CELEBRANDO O SENHOR COM ALEGRIA

1. CANTO DE ENTRADA
Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: "Eis-me aqui'.
- Profetas te ouviram e seguiram tua voz. Andaram mundo afora e pregaram sem temor.
Seus passos tu firmaste, sustentando seu vigor
Profeta - tu me chamas. Vê, Senhor, aqui estou
- Nos passos de teu Filho toda a igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus.
Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo - me chamas. Vê, Senhor, estou aqui.
- Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz,
que chama ainda hoje, que convida a te seguir.
Há homens e mulheres que te amam mais que a si
e dizem com firmeza: Vê, Senhor, estou aqui

2. CANTO DE MEDITAÇÃO
Sou bom pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício nem terei.
Quantas vidas eu tiver eu lhes darei.
- Maus pastores, num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu.
Vou sair pelo campo, reunir o que é meu, conduzir e salvar.
- Verdes prados e belas montanhas hão de ver o pastor, rebanho atrás.
Junto a mim as ovelhas terão muita paz poderão descansar.

3. CANTO DE ACLAMAÇAO AO EVANGELHO
O Evangelho é a boa nova, nova vida do cristão
Quem pratica a injustiça não tem Deus no coração.
E nós cantamos: Aleluia, meu irmão.
Aleluia, aleluia. Cristo é libertação.

4. CANTO DE OFERTÓRIO
- Os grãos que formam a espiga se unem pra serem pão,
Os homens que são igreja se unem pela oblação.
Diante do altar, Senhor, entendo minha vocação:
Devo sacrificar a vida por meu irmão.
- O vinho e o pão ofertamos são nossa resposta de amor.
Pedimos humildemente: "Aceita-nos, ó Senhor".
- O grão caído na terra só vive se vai morrer.
É dando que se recebe, morrendo se vai viver

5. CANTO DE COMUNHÃO
- Como membro desta Igreja peregrina, recebi de Jesus Cristo uma missão: de levar a Boa Nova a toda gente, a Verdade, a Paz e o Perdão
Envia, envia, Senhor, operários para a messe. Escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor.
- Por caminhos tão difíceis muita gente vai andando sem ter rumo e direção.
Não conhecem a verdade do Evangelho que liberta e dá força ao coração.
- A missão nos acompanha dia-a-dia na escola, no trabalho e no lar.
Precisamos ser no mundo testemunhas pra que Deus possa em nós se revelar.

6. O POVO DE DEUS
- O povo de Deus, no deserto andava, mas à sua frente alguém caminhava.
O povo de Deus era rico de nada, só tinha a esperança e o pó da estrada.
Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, somente a tua graça me basta e mais nada.
- O povo de Deus também vacilava e às vezes custava a crer no amor
O povo de Deus, chorando, rezava, pedia perdão e recomeçava.
Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada. Perdoa se às vezes não creio em mais nada.
- O povo de Deus também teve fome e tu lhe mandaste o pão lá do céu o povo de Deus, cantando deu graças, provou teu amor, teu amor que não passa. Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, tu é o alimento na longa jornada.
- O povo de Deus ao longe avistou a terra querida que o amor preparou o povo de Deus corria e cantava e nos seus louvores, seu poder proclamava. Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, cada dia mais perto da terra esperada.

7. ESTE PÃO QUE NOS DÁ VIDA
Este pão que nos dá vida é apelo ao compromisso.
É o Senhor quem nos convida para vivermos a serviço.
- Nossa terra que lavramos, faz de nós um povo irmão. Pois, do trigo que plantamos, repartimos hoje o pão.
- Jesus Cristo é a imagem de quem morrer pelo irmão
Este pão nos dê coragem, de viver em doação.
- Quem divide a sua terra, vive a vida em comunhão.
Quem aos bens se prende e aferra, tem fechado o coração.
- Terra boa semeada dá seu fruto, cem por um. Vamos juntos na jornada, sem deixar irmão algum.
- Nossa terra é dom divino, nossa herança e o nosso bem.
Quem explora o pequenino, ao Senhor rouba também.
- Partilhando esta Comida, nesta Ceia do Amor, seja a terra repartida, pois a terra é do Senhor.

8. HINO A NOSSA SENHORA DE VILA VELHA
Vila Velha, recanto esplendente,
Maravilha da mão, do Senhor.
Nele erguemos, com fé reverente,
a Maria o seu trono de amor.

Refrão:
Vosso nome, á Maria é sagrado.
Mãe celeste da graça divina.
Que ele seja por nós proclamado.
Neste templo e formosa colina.

Vamos todos em coro, à porfia,
De mãos dadas, a Virgem louvar
E imploremos com grande alegria,
Seu auxílio que vem nos salvar.

Salve, á Mãe de Jesus, santa e pura,
Convertei este mundo falaz.
Transformai-o em ditosa ventura,
Em convívio fraterno de paz.

Oh. Senhora, elevado ornamento,
Doce alívio dos pobres mortais.
Sede nosso conforto e alento.
E livra-nos das quedas fatais.

Oh. fazei-nos que ao fim da existência
Expiremos no amor de Jesus;
E levai-nos por vossa demência,
Aos fulgores do reino da luz.



Dom Geraldo ao lado da Imagem de N. S. de Vila Velha, Mãe da Divina Graça,
no ano jubilar de 1986. durante o qual a mesma peregrina pela diocese,
visitando todas as paróquias.

 

© 2007 - Site da FAMÍLIA PELLANDA na Cidade de CURITIBA, Estado do PARANÁ - BRASIL